UFMA - Universidade Federal do Maranhão

TESTE - IV Fórum de Extensão Universitária

A Universidade Federal do Maranhão por meio da Pró-Reitoria de Extensão realiza anualmente o Fórum de Extensão, com o objetivo de integrar docentes e discentes extensionistas para produzirem reflexões acerca das ações de extensão empreendidas em seus projetos e programas. Este ano realizaremos IV FORUM DE EXTENSÃO com o tema “Extensão Universitária: Produção de Conhecimento para Transformação” que propõe reflexões acerca de uma avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da extensão, além da divulgação e reconhecimento da excelência das atividades e projetos extensionistas. A programação contemplará uma discussão de temas que versam sobre a importância do conhecimento produzido em projetos de extensão, cuja interface propicia pesquisas que visam ao aprimoramento de políticas universitárias e públicas, além de reforçar o compromisso na busca de uma sociedade mais igualitária e democrática. O Fórum constituirá um espaço que objetiva consolidar o papel desempenhado pela Universidade em direção ao conhecimento que transforma, promovido pela extensão. Possibilitará a realização de palestras, mesas redondas que fortalecerão práticas e metodologias, produção de conhecimentos dos extensionistas da UFMA e, produções através de comunicações orais, pôsteres e debate em Gts temáticos.



Normas para inscrição e apresentação dos trabalhos Os trabalhos poderão ser do tipo comunicação científica ou relatos de experiências devendo estar incluídos em uma das seguintes áreas temáticas: 1 - Comunicação 2 - Cultura 3 - Direitos Humanos e Justiça 4 - Educação 5 - Meio Ambiente 6- Saúde 7- Tecnologia e Produção 8 - Trabalho 1. Autoria Cada trabalho poderá ser composto por, no máximo, 4 (quatro) autores. Sendo que o 1º autor poderá ter até dois trabalhos inscritos. Somente receberão certificado os autores inscritos. Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos. 2. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento A análise dos trabalhos será feita pelo Comitê Científico, adotando os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho a serem apresentados no IV Fórum de Extensão da UFMA. A Comissão julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão consideradas somente contribuições enquadradas no escopo do Fórum. Será observado para a seleção e premiação dos trabalhos inscritos o enquadramento às normas do IV Fórum de Extensão da UFMA, tais como: clareza do tema proposto, se o trabalho é original, oferece contribuição pertinente, clara e significativa para o tema do evento, há coerência e coesão textual entre o título e o desenvolvimento do trabalho; discussão pertinente e suficiente, apresentação, organização e tamanho do trabalho são satisfatórios; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s)e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação da norma culta da Língua Portuguesa; referências bibliográficas segundo normas da ABNT. NÃO CABERÁ RECURSO QUANTO A NÃO APROVAÇÃO DO TRABALHO. 3. Formato dos Trabalhos O formato dos trabalhos para submissão será Resumo Expandido. Os Resumos Expandidos devem estar estruturados de acordo com as instruções abaixo: 3.1. Recomendações Gerais Os resumos expandidos devem observar os critérios e procedimentos informados, não podendo conter qualquer tipo de ofensa ou discriminação a outras pessoas e/ou ideologias. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeterem seus trabalhos, estes concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para os Anais do IV Fórum de Extensão da UFMA. 3.2 Normas Técnicas Os trabalhos devem: 1. Ser enviados exclusivamente pela internet, através da página do evento, anexado no campo indicado. Somente serão aceito em Word. 1.1. O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões ou Considerações Finais, Agradecimentos, Referências,Tabelas e Gráficos, não devendo inserir imagens; 1.1.1. Textos resultantes de orientações ou ações extensionistas devem conter referência a orientadores(as) e/ou coordenadores; 1.2. O resumo expandido deverá ocupar de 2 (duas) a 4 (quatro) laudas, incluindo Texto, Tabelas, Gráficos e Referências; 1.3. O Texto deverá ser apresentado em página A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, margens inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12 e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5; 1.4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT / NR 14724/2011), no sistema autor-data (SOBRENOME, ano); 1.5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido; 1.6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO no alto da página, centralizado, em negrito e em letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, na Fonte Times New Roman, com espaçamento e entre linhas simples. Solicita-se que o título esteja sucedido por dois pontos quando houver necessidade de explicação ou especificação. 1.7. Se o título do trabalho é vinculado a algum projeto de extensão, deverá ser apresentado o título do Projeto em nota de rodapé; 1.8. Depois de dois espaços do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas; 1.9. Em um paragráfo logo abaixo dos nomes dos autores deve vir os nomes das instituições e função (Times 10) dos respectivos autores, precedido pelo numero correspondente, que deverá estar escrito ao nome de cada autor. 1.10. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, em espaço simples, com informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas; 1.11. Após o Resumo seguem-se as Palavras-chave: de 3 (três) a 5 (cinco), em português, ligadas ao tema do trabalho, separadas por ponto, E QUE NÃO DEVEM ESTAR PRESENTES NO TÍTULO; 1.12 A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado; 1.13 A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos, as categorias e perspectivas de análise adotadas. 1.14 A seção Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos, até o momento. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho , indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações; 1.15 A seção Conclusões ou Considerações Finais deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. 1.16 Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT. Resumos enviados fora das normas TÉCNICAS serão descartados. A REVISÃO GRAMATICAL DEVE SER FEITA PELO(S) AUTOR(ES). 4. Orientação para apresentação dos trabalhos Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de Comunicação Oral ou Pôster. No ato da submissão do trabalho deve ser indicada a forma de apresentação e sublinhado o nome do(s) autor(es) que irão apresentar. 4.1. Comunicação Oral Cada trabalho terá no máximo 15 (quinze) minutos para apresentação e apenas um autor poderá apresentar. 4.2. Pôster Tamanho do pôster: Largura: 80 cm; Altura: 1.20 m. Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e cidade/estado do(s) autor(es), área temática, introdução, objetivo, metodologia, conclusões e referências. A metodologia e os resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e tabelas. As informações devem ser organizadas buscando apresentar e facilitar a compreensão das ideias centrais do trabalho. Um dos autores deverá fixar o pôster antes do início da sessão, devendo permanecer durante todo o período definido para apresentação. O título do trabalho no pôster deve ser o mesmo do título do resumo enviado. 5. Premiação Os trabalhos serão avaliados, de forma anônima, pela Comissão Julgadora que seguirá os seguintes critérios para premiação, baseado nas Diretrizes da Política Nacional de Extensão: Critérios Pontuação Interação dialógica 15 Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade 15 Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão 15 Impacto na Formação do Estudante 15 Impacto e Transformação Social 20 Adequação ao objetivos do IV Fórum de Extensão 20 5.1 Os trabalhos serão premiados por área temática, observando-se a maior pontuação obtida, da seguinte forma: 1º lugar: troféu e certificado 2º lugar: placa e certificado 3º lugar: certificado 5.2. Todas as decisões da Comissão Julgadora são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa da premiação, quer seja durante a avaliação ou efetiva premiação, recursos ou impugnações. 5.3. A solenidade de premiação terá lugar no auditório do Paulo Freire, no dia 29 de novembro de 2013, às 18h00min por ocasião do encerramento do IV Fórum de Extensão da UFMA. Os participantes do IV Fórum de Extensão da UFMA e toda a comunidade acadêmica estão convidados a comparecerem à cerimônia de premiação.