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CHAMADA DE TRABALHOS - 5º Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE - CHAMADA DE TRABALHOS - 5º Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE

Este edital não possui texto de chamada.



CHAMADA DE TRABALHOS

3ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE

5º Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE

Campus UFPE Recife - Centro de Tecnologia e Geociências - CTG.

25 a 27 de março de 2020.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará, em 2020, a III Sepec (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura), que reunirá encontros e congressos científicos de suas Pró-Reitorias.

O tema da 3ª Sepec será “Universidade Pública: Ideias em Formação” e terá como objetivo congregar os eventos das Pró-Reitorias. Será um momento para comunicação científica e diálogo de saberes dos projetos desenvolvidos por docentes, técnicos administrativos, discentes e comunidade externa.

Dentro da 3ª Sepec, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ficará responsável pela coordenação do 5º Enexc, evento de caráter extensionista para comunicação da produção científica de extensão e cultura durante o ano de 2019. Esta Chamada é especifica para os trabalhos do 5º Enexc UFPE.

O 5º Enexc será composto pela produção científica extensionista dos docentes, técnicos administrativos e dos discentes, através dos projetos desenvolvidos nos Editais Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2019 e Credenciamento de Programas e Projetos de Extensão (Acex); bem como no Programa Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA 2018 e 2019 (Edital Facepe).

1. DOS OBJETIVOS

1.1 Divulgar projetos, práticas e experiências que ampliem a integração e as interfaces entre a Extensão/Ensino/Pesquisa, contribuindo para o fortalecimento da formação integral do estudante de graduação e da aproximação e diálogo Universidade/Sociedade.

1.2 Apresentar e avaliar a produção da Extensão e da Cultura universitária em projetos apoiados pelo Editais Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2019 e Credenciamento de Programas e Projetos de Extensão (Acex); bem como no Programa Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA 2018 e 2019 (Edital Facepe)

2. DAS ATIVIDADES

2.1 Apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral e Comunicação Artística oriundos de projetos de extensão ou de pesquisa-ação, proporcionando espaços para discutir, divulgar e criar oportunidades de diálogo, integração e de trocas de conhecimentos e saberes entre os sujeitos (docentes, técnicos, estudantes e comunidades) envolvidos nos projetos acadêmicos.

3. DOS PARTICIPANTES

3.1 Haverá três modalidades de participantes:

a) Apresentador(a) de trabalho de Comunicação Oral em Sessão Temática;

b) Comunicação Artística;

c) Ouvinte.

3.1.1 O(a) apresentador(a) de comunicação oral poderá inscrever-se também como ouvinte, conforme orientações do item 4.4. Nesse caso, serão emitidos dois certificados, um pela modalidade apresentador e um segundo pela modalidade ouvinte.

3.2 É recomendada a participação, como ouvinte, no 5º Enexc, dos parceiros institucionais e não institucionais, de programas e projetos (movimentos sociais, ONG´s, secretarias estaduais e municipais, escolas, comitês, fóruns etc.), com o propósito de fortalecer e aproximar o diálogo Universidade/Sociedade.

4. DAS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

4.1 Haverá os seguintes tipos de inscrições:

a) Resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática;

b) Resumo de trabalho para Comunicação Artística;

c) Ouvintes.

4.2 DA INSCRIÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ORAL EM SESSÃO TEMÁTICA

4.2.1 A inscrição do resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática será efetuada no Sigproj (http://sigproj1.mec.gov.br), pelo(a) coordenador(a) do projeto de extensão, até 10 de fevereiro de 2020.

4.2.1.1 O (a) Coordenador(a) do projeto será considerado(a) Orientador(a) do trabalho inscrito.

4.2.2 O(a) coordenador(a) do projeto deverá entrar na sua conta do Sigproj e, no item Editais Abertos, acessar a Chamada de Trabalho para o 5º Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE, e preencher os campos no Formulário Eletrônico (Identificação, Proposta de Extensão, Descrição, Autores e Anexos).

4.2.3 A inscrição do resumo de trabalho a ser apresentado deve estar vinculada a um projeto Recomendado, Em Andamento ou Concluído, selecionado nos Editais Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2019 e Credenciamento de Programas e Projetos de Extensão (Acex) e/ou estar vinculado ao programa BIA 2018/2019 (Edital da Facepe).

4.2.4 O resumo de trabalho inscrito no Sigproj deverá ter entre 500 e 800 palavras em texto corrido (desconsiderar o limite de 350 palavras, indicado no formulário do Sigproj - campo “Descrição”) e conter informações essenciais, como: Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Principais Resultados e Conclusões/Considerações.

4.2.4.1 As informações referentes a título e autores deverão ser preenchidas nos campos específicos.

4.2.5 No trabalho inscrito, deverá constar obrigatoriamente o nome do(s) autor(es) e do(a) coordenador(a)/orientador(a), sendo as informações de total responsabilidade dos mesmos.

4.2.5.1 O(a) coordenador(a), no ato da inscrição, indicará o(a) estudante que irá apresentar o trabalho.

4.2.5.2 Nos projetos com mais de 1 (um) estudante, ficará a critério do(a) coordenador(a), a indicação do responsável pela apresentação do trabalho.

4.2.5.3 A apresentação de trabalhos é aberta a estudantes da UFPE, vinculados aos projetos aprovados na Proexc (Editais Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2019 e Credenciamento de Programas e Projetos de Extensão (Acex)) e pelo Programa BIA 2018/2019 (Edital Facepe).

4.2.6 Deverá ser anexada ao Formulário Eletrônico do Sigproj, a versão em Word (DOC/DOCX) do Formulário de Inscrição (Anexo I); o Formulário de inscrição é composto por duas partes: a primeira contém os dados do trabalho, do(a) coordenador(a) do projeto e do(a) apresentador(a) do trabalho; a segunda parte é composta por uma versão completa do resumo, com o nome do(a) coordenador(a), nomes dos(as) autores(as), por ordem de autoria, e as referências.

4.2.6.1 A versão completa do resumo deverá estar no seguinte formato:

a) todo o título em maiúsculo, centralizado e em negrito na primeira linha da página, com no máximo 150 caracteres (com espaços);

b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, e nome do orientador, em espaçamento simples;

c) resumo em parágrafo único, alinhamento justificado, contendo três palavras-chave, em espaçamento simples (entre 500 a 800 palavras);

d) papel tamanho A4;

e) fonte Times New Roman, tamanho 12;

f) margens superior e inferior: 2,5cm; e esquerda e direita: 3,0cm.

4.2.6.2 O não cumprimento à formatação indicada e aos critérios de: clareza, articulação das ideias, correção, adequação ortográfica e gramatical, são fatores determinantes para a não indicação da apresentação do trabalho.

4.2.6.3 O Sigproj disponibilizará para a Comissão Científica apenas o último arquivo anexado, portanto deve-se anexar o Formulário de Inscrição e o Resumo Completo em um único arquivo.

4.2.6.4 O único arquivo a ser anexado deverá estar exclusivamente no formato Word (DOC/DOCX).

4.2.7 No caso de haver inscrição de mais de 1 (um) trabalho vinculado ao mesmo projeto, a Comissão Científica do 5º Enexc decidirá, com base na nota dos pareceristas e na disposição de vagas para apresentação em comunicação oral, como esses trabalhos serão enquadrados nos subitens “a”, “b” ou “c” do item 5.2. desta chamada.

4.2.7.1 Considerando o item 4.2.7, a apresentação em comunicação oral (item 5.2, subitem “a”) poderá ser de até 1 (um) trabalho por projeto.

4.2.7.2 Considerando o item 4.2.7, os nomes dos autores dos trabalhos que se vinculem a um mesmo projeto, bem como o conteúdo dos mesmos (objetivos e resultados), deverão ser distintos, excetuando-se o nome do(a) coordenador(a).

4.3 DA INSCRIÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

4.3.1 A inscrição do resumo para Comunicação Artística seguirá as mesmas orientações da inscrição de resumo para Comunicação Oral em sessão temática, descritas no item 4.2 e seus subitens.

4.3.2 Com relação ao subitem 4.2.6, que se refere a ficha de inscrição, para a submissão da Comunicação Artística, pede-se o envio do formulário correspondente apenas ao Anexo II desta chamada de trabalhos.

4.3.3 As Comunicações Artísticas acontecerão em espaço designado pela organização da 3ª SEPEC. Poderão ser disponibilizados projetor e computador. Demais recursos técnicos necessários ao desempenho da performance artística, devem ser providenciados pelo apresentador do trabalho.

4.3.4 Cada Comunicação Artística deverá ter apenas um apresentador para o conteúdo correspondente à Apresentação Oral do trabalho, conforme explicitado nos itens 6 e 7 desta chamada. Para a performance artística poderá participar mais de uma pessoa, incluindo ou não o apresentador da parte científica da comunicação.

4.4 DA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE

4.4.1 A inscrição para ouvinte será realizada através de link na página do evento.

4.4.2 O link para inscrição de ouvintes estará disponível no período de 16 a 25 de março de 2020.

5. DA AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 A seleção e aprovação dos trabalhos estão condicionadas ao atendimento das orientações constantes nesta Chamada; o julgamento de qualidade acadêmico-científica dos resumos será realizado por Pareceristas Ad Hoc e Comissão Científica do 5º Enexc. Para as comunicações artísticas, o Comitê Cultural do 5º Enexc avaliará a viabilidade técnica das propostas.

5.2 O resumo inscrito poderá:

a) ser aceito para comunicação oral ou comunicação artística e disponibilização nos anais do evento;

b) ser aceito apenas para a disponibilização nos anais do evento;

c) ser recusado por não atender as normas e configurações estabelecidas nesta Chamada.

5.3 A avaliação será realizada a partir da apreciação do resumo, quanto à clareza e articulação das ideias, correção e adequação de linguagem; e da apresentação do trabalho, quanto ao domínio do conteúdo e capacidade de síntese.

5.4 Recomenda-se que os coordenadores de projetos registrados em editais da Proexc, inscrevam-se como Pareceristas e/ou Coordenadores/Avaliadores da 3ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, através de Chamada Pública, a ser divulgada.

6. DOS PROCEDIMENTOS E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1 Os trabalhos serão apresentados na modalidade “comunicação oral” em sessão temática ou “comunicação artística”.

6.2 Cada comunicação oral deverá ser apresentada em até 10 (dez) minutos.

6.3 Cada comunicação artística deverá ser apresentada em até 20 (vinte) minutos, dos quais até 10 (dez) minutos devem corresponder à apresentação oral, e até 10 (dez) minutos devem corresponder à performance artística.

6.4 As sessões temáticas terão duração de até 2 (duas) horas e serão compostas por até 9 (nove) comunicações orais, mediadas por um(a) coordenador(a), designado(a) pela comissão científica do evento.

6.5 As sessões de comunicação artística terão duração de duas horas e serão compostas por até 4 trabalhos, mediadas por um(a) coordenador(a), designado(a) pelo comitê cultural do evento.

6.6 Os(as) apresentadores(as) de trabalhos, independentemente da modalidade de comunicação escolhida, oral ou artística, deverão permanecer na sala durante toda a sessão.

6.7 A apresentação oral dos trabalhos selecionados (sejam eles de comunicação oral ou comunicação artística) poderá estar disposta em slides, elaborados em PowerPoint (PPT/PPTX), com um número de slides adequados ao tempo de apresentação (até 10 minutos), contendo as seguintes informações: Identificação do trabalho (título, autores, coordenador); objetivos; local de execução, público envolvido, parcerias; metodologia utilizada; atividades desenvolvidas e resultados parciais/finais obtidos; e contribuição do projeto na formação acadêmica do estudante e para a sociedade.

6.7.1 Os slides poderão ser elaborados em modelo padrão, disponibilizado pela Proexc, junto com a divulgação dos trabalhos aprovados.

6.7.2 Para os trabalhos de comunicação artística, a performance artística apresentada deve ter relação direta com o explicitado na apresentação oral do trabalho.

6.8 A comissão científica agrupará as comunicações orais de acordo com a linha temática dos trabalhos inscritos, a partir da afinidade com as áreas definidas para a extensão universitária: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção.

6.9 O comitê cultural agrupará as comunicações artísticas de acordo com a complexidade de produção da performance, e, em segundo lugar, pela afinidade temática, dando prioridade à mistura de linguagens artísticas.

7. DOS RECURSOS MATERIAIS PARA APRESENTAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ORAL

7.1 O(a) apresentador(a) de comunicação oral poderá disponibilizar o arquivo de seu trabalho em PowerPoint (conforme instrução no item 6.7), em local e data a ser informados junto com a divulgação dos trabalhos aprovados.

7.2 Cada trabalho poderá conter um número de slides suficientes ao tempo de apresentação oral (até 10 minutos), conforme indicação nos itens 6.2, 6.3 e 6.5 desta Chamada.

7.3 Recomenda-se que cada apresentador mantenha um backup dos seus slides em seu domínio, para possíveis imprevistos.

7.4 Serão disponibilizados no dia da apresentação, como recursos de apoio para comunicação oral em sessão temática: projetor e computador.

7.5 O(a) apresentador(a) que tenha indicado no formulário de inscrição o interesse e/ou necessidade do uso de material de apoio na área de acessibilidade, deverá se apresentar na secretaria do evento, até 30 (trinta) minutos antes do início da sessão temática.

8. DOS RECURSOS MATERIAIS PARA APRESENTAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

8.1 A parte da comunicação artística correspondente à apresentação oral seguirá as mesmas orientações da comunicação oral, dispostas no item 7 desta chamada.

8.2 Para a realização da performance artística, o apresentador do trabalho selecionado deverá fazer visita prévia à sala de apresentação, em data marcada pelo comitê cultural, para verificação de possíveis demandas técnicas.

8.3 A produção do evento dispõe apenas de computador e projetor como recursos técnicos para a apresentação. Outras demandas de produção executiva das performances artísticas (como caixa de som, iluminação, expositores, microfones, amplificadores, extensões elétricas, adaptadores de tomada, etc) são de responsabilidade única do apresentador de trabalho. Por isso, a visita técnica à sala de apresentação, conforme item 8.2, é requisito crucial para viabilidade da comunicação artística durante a 3ª Sepec e do 5º Enexc.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1 Os trabalhos melhores avaliados serão selecionados para premiação com Menção Honrosa, sendo 1 (um) por área temática.

9.2 Será considerada como critério para premiação, a maior pontuação no somatório geral de avaliação do resumo inscrito e da apresentação em comunicação oral (para a Comunicação Artística contará para a pontuação apenas a apresentação oral).

9.3 A premiação será divulgada na página da Proexc e da 3ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, até o dia 20 de abril de 2020.

10. DA CERTIFICAÇÃO

10.1 Os certificados da 3ª Sepec da UFPE serão disponibilizados na página do evento a partir do dia 20 de abril de 2020.

11. DO CRONOGRAMA

Lançamento desta Chamada

20 de dezembro de 2019.

Inscrição de trabalhos

Até 10 de fevereiro de 2020.

Análise dos trabalhos

Até 28 de fevereiro de 2020.

Divulgação dos trabalhos aprovados

Até 03 de março de 2020.

Interposição de recursos

Até 05 de março de 2020.

Resultado da interposição de recursos

Até 10 de março de 2020.

Inscrição para ouvintes

De 16 a 25 de março de 2020.

Divulgação do local, data e horário da apresentação

Até 18 de março de 2020.

3ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE

25 a 27 de março de 2020.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Esclarecimentos e informações adicionais sobre esta Chamada poderão ser obtidos pelo e-mail enexc.ufpe@gmail.com e pelos telefones: (81) 2126-8134/2126-8609/2126-8633.

12.2 As dúvidas, casos omissos e situações não previstas nesta Chamada, serão dirimidos pela Comissão Científica, Comitê Cultural e Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE.

Recife, 20 de dezembro de 2019.

Oussama Naoaur

Pró-Reitor de Extensão e Cultura

ANEXO I (Comunicação Oral)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ORAL EM SESSÃO TEMÁTICA

5º Enexc

Encontro de Extensão e Cultura da UFPE

TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO NO 5º ENEXC:

DADOS DO(A) COORDENADOR(A) DO PROJETO

Nome completo:

E-mail/telefones:

Centro/Departamento:

CPF:

DADOS DO(A) APRESENTADOR(A) DO TRABALHO

Nome completo:

E-mail/telefones:

Curso:

CPF:

O(A) apresentador(a) tem trabalho inscrito nos eventos da Proaes, Proacad ou Propesq:

( ) Sim.

( ) Não.

Existe o interesse e/ou necessidade do uso de material de apoio na área de Acessibilidade:

( ) Sim.

( ) Não.

Se “Sim”, especifique o tipo de material de apoio:

TÍTULO DO RESUMO PARA A 3ª SEPEC

[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, com no máximo 150 caracteres com espaço]

[linha sem texto, tamanho 12]

Nome Completo dos autores; Nome Completo do Professor Orientador (Orientador) [alinhados à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]

[linha sem texto, tamanho 12]

Este texto descreve o estilo, normas e sugestões a serem usados na elaboração do resumo para publicação nos anais da 3ª SEPEC. O resumo deverá ser preparado com no mínimo 500 (quinhentas) e no máximo 800 (oitocentas) palavras, em parágrafo único, alinhamento justificado, em espaçamento simples, papel tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração, sem tabulação. O texto do resumo deverá ter espaçamento simples entre linhas e deve ter a seguinte organização: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, e Conclusões. Imagens, figuras, gráficos e tabelas devem ser evitados no texto. A forma de envio será por meio digital, em Word (DOC/DOCX), como anexo do formulário de inscrição que precede esta página.

[linha sem texto, tamanho 12]

Palavras–chave: Registrar no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.

[linha sem texto, tamanho 12]

Referências:

As referências citadas no texto deverão ser listadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT.

ANEXO II (Comunicação Artística)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

RESUMO DE TRABALHO E PROSPOSTA DE PERFORMANCE PARA COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

5º Enexc

Encontro de Extensão e Cultura da UFPE

TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO NO 5º ENEXC:

DADOS DO(A) COORDENADOR(A) DO PROJETO

Nome completo:

E-mail/telefones:

Centro/Departamento:

CPF:

DADOS DO(A) APRESENTADOR(A) DO TRABALHO

Nome completo:

E-mail/telefones:

Curso:

CPF:

Breve descrição da proposta de performance artística (máximo de 10 linhas)

Equipe da performance (nome completo e função)

Logística para a realização da proposta (montagem, equipamentos necessários, segurança, acompanhamento, desmontagem e retirada de material):

Obs.: A produção da 3ª Sepec não se responsabiliza por providenciar nenhum dos materiais aqui dispostos

O(A) apresentador(a) da parte oral tem trabalho inscrito nos eventos da Proaes, Proacad ou Propesq:

( ) Sim.

( ) Não.

Existe o interesse e/ou necessidade do uso de material de apoio na área de acessibilidade:

( ) Sim.

( ) Não.

Se “Sim”, especifique o tipo de material de apoio:

TÍTULO DO RESUMO PARA A 3ª SEPEC

[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, com no máximo 150 caracteres com espaço]

[linha sem texto, tamanho 12]

Nome Completo dos autores; Nome Completo do Professor Orientador (Orientador) [alinhados à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]

[linha sem texto, tamanho 12]

Este texto descreve o estilo, normas e sugestões a serem usados na elaboração do resumo para publicação nos anais da 3ª SEPEC. O resumo deverá ser preparado com no mínimo 500 (quinhentas) e no máximo 800 (oitocentas) palavras, em parágrafo único, alinhamento justificado, em espaçamento simples, papel tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração, sem tabulação. O texto do resumo deverá ter espaçamento simples entre linhas e deve ter a seguinte organização: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, e Conclusões. Imagens, figuras, gráficos e tabelas devem ser evitados no texto. A forma de envio será por meio digital, em Word (DOC/DOCX), como anexo do formulário de inscrição que precede esta página.

[linha sem texto, tamanho 12]

Palavras–chave: Registrar no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.

[linha sem texto, tamanho 12]

Referências:

As referências citadas no texto deverão ser listadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT.