UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Edital Proexc 003/2018 - Proexc 003/2018 - EDITAL DE REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO E CULTURA - FLUXO CONTÍNUO

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), torna público e convoca a sua comunidade acadêmica a apresentar propostas de ações de Extensão, em conformidade com o que estabelece o presente Edital.





UNIVERSIDADE FEDERAL

 DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

www.ufvjm.edu.br/proexc

 

Proexc 03/2018 - EDITAL DE REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO E CULTURA - FLUXO CONTINUO

 

Considerando a Política Nacional de Extensão, que reafirma os objetivos pactuados ao longo da existência do FORPROEX,

Considerando o ANEXO DA RESOLUÇÃO No. 06-CONSEPE, DE 17 DE ABRIL DE 2009, que aprova a Política de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM),

Considerando as Metas do Plano Nacional de Cultura, aprovadas em dezembro de 2011,

Considerando a RESOLUÇÃO No. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012, que define a Política Cultural da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM),

Considerando o ANEXO DA RESOLUÇÃO No. 01-CONSEPE, DE 21 DE SETEMBRO DE 2007, ALTERADO PELA RESOLUÇÃO No. 24 - CONSEPE, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008, que regulamenta as ações de extensão universitária,

Considerando a Instrução Normativa PROEXC 001/2018 (Doravante IN-PROEXC 001/2018), que regulamenta os procedimentos para registro, acompanhamento, avaliação e controle finalístico de projetos junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura/PROEXC relativos aos projetos envolvendo Fundações de Apoio em atendimento à RESOLUÇÃO CONSU No. 12, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 e demais leis,

Considerando a Instrução Normativa PROEXC 002/2018, que orienta o fluxo e os procedimentos para registro, análise, acompanhamento e certificação das ações de extensão junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura/PROEXC via utilização do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) e do Sistema de Gestão de Certificados Online (SGCE), em atendimento ao Regulamento das Ações de Extensão e demais leis e dá outras providências.

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), torna público e convoca a sua comunidade acadêmica a apresentar propostas de ações de Extensão, em conformidade com o que estabelece o presente Edital.

 

I. DOS OBJETIVOS

1.1. Geral: Estabelecer os critérios para o registro, acompanhamento e certificação de Ações de Extensão e Cultura no âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, para as quais não há previsão de destinação de recursos financeiros oriundos da PROEXC para custeio e bolsas institucionais, obedecendo o disposto na IN Proexc 002/2018.

 

1.2. Específicos:

1.2.1. Promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços;

1.2.2. Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização de ações de Extensão Universitária;

1.2.3. Possibilitar a aprendizagem em métodos e processos de Extensão Universitária;

1.2.4. Contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população brasileira — em especial, a das regiões de abrangência da UFVJM, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual, em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania.

 

II. DA VIGÊNCIA DO EDITAL

2.1. O Edital Proexc 03/2018 estará aberto a partir do dia 20 de novembro de 2018.

2.2. Para esse edital, poderão ser registradas ações de extensão e cultura, de acordo com o disposto no Regulamento das Ações de Extensão Universitária da UFVJM e na IN Proexc 002/2018.

2.3. A submissão de novas propostas deverá ocorrer com antecedência de 15 dias antes do início da execução da ação, obedecendo os critérios estabelecidos neste edital, bem como a legislação vigente. Neste prazo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) receberá, analisará e validará as Ações de Extensão e Cultura, em conformidade com o que estabelece o presente Edital, na IN PROEXC 002/2018 e na legislação vigente.

 

III. DOS PROPONENTES

3.1. Poderão ser proponentes das Ações de Extensão e Cultura os servidores docentes dos cursos presenciais e à distância e os servidores técnico-administrativos que fazem parte do quadro efetivo da UFVJM e que não encontram-se inadimplentes com a Proexc.

Parágrafo Único: Caracteriza-se inadimplência, para fins desse edital, a não entrega de relatórios de ações de extensão registradas na Proexc, assim como não realização de prestações de contas de apoios fornecidos pela Proexc.

3.2. Para o presente edital não há quantidade limite de submissões de ação de extensão por proponente/coordenador.

3.3. No ato de submissão o proponente deverá caracterizar um dos membros da equipe, ou ele mesmo, como coordenador da ação, observado o disposto no item 3.1.

Parágrafo Único: Para o caso do proponente indicar outro membro como coordenador, obrigatoriamente o proponente terá de fazer parte da equipe executora.

3.4. O proponente deverá anexar a proposta o parecer favorável da chefia imediata dele ou do coordenador, utilizando do modelo disponível no próprio formulário de submissão.

 

IV. DAS MODALIDADES, ÁREAS TEMÁTICAS, LINHAS DE EXTENSÃO E PRAZOS DE EXECUÇÃO

4.1. As propostas apresentadas deverão estar adequadas ao conceito de Extensão Universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex, 2010) e ratificadas pela Política de Extensão da UFVJM (disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicaextensao.html), além de obedecer o Regulamento das Ações de Extensão da UFVJM (disponível no site da Proexc, link: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/regulamentoacoes.html).

 

V. DOS CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS

5.1. As propostas direcionadas ao presente edital deverão atender às seguintes diretrizes para a Extensão Universitária:

(a)  indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão,

(b) impacto e transformação social,

(c)  interação social,

(d) interdisciplinaridade.

Parágrafo único: As diretrizes referidas no item 5.1 estão descritas na Política de Extensão da UFVJM, disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicaextensao.html.

 

5.2. Do cumprimento das exigências para cada modalidade de Extensão:

(a) Adequação dos objetivos e público-alvo à modalidade proposta;

(b) Exequibilidade da proposta no cronograma apresentado;

(c) Carga horária da equipe de execução.

 

5.3. Detalhamento dos membros da equipe organizadora: docentes, discentes bolsistas e voluntários, técnico-administrativos e membros externos com as respectivas: titulação, bolsas (quando houver), atividades e cargas horárias.

 

5.4. De natureza teórico-metodológica:

(a) Clareza e precisão dos objetivos;

(b) Fundamentação Teórica pertinente;

(c) Detalhamento dos procedimentos metodológicos, especificando a participação da comunidade externa à UFVJM, como membro da equipe executora, como público alvo ou ambos.

 

5.5. Dos resultados esperados: Detalhamento dos resultados esperados.

 

VI. DAS EXIGÊNCIAS PARA SUBMISSÃO, APROVAÇÃO E VALIDAÇÃO DA(S) PROPOSTA(S):

6.1. As propostas serão submetidas, no âmbito deste edital e da IN Proexc 002/2018, unicamente via sistema SIGProj, conforme link http://sigproj1.mec.gov.br. Todos os campos para preenchimento de informações estarão disponíveis em formulário do próprio sistema.

6.2. As propostas serão analisadas dispostos no capítulo V deste Edital e serão caracterizadas de acordo com a IN 002/2018 Proexc.