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PROExC /UFPE - CADASTRO DE EMPRESAS JUNIORES DA UFPE - PROExC /UFPE - CADASTRO DE EMPRESAS JUNIORES DA UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições legais, amparada pela resolução nº XX/2017 (a qual institui normas para o reconhecimento e funcionamento de Empresas Juniores na Universidade Federal de Pernambuco), apresenta o edital de cadastro de Empresas Juniores e estabelece os procedimentos para submissão de proposta na modalidade Programa.





PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROExC XX/2017 – CADASTRO DE EMPRESAS JUNIORES DA UFPE


A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições legais, amparada pela resolução nº XX/2017 (a qual institui normas para o reconhecimento e funcionamento de Empresas Juniores na Universidade Federal de Pernambuco), apresenta o edital de cadastro de Empresas Juniores e estabelece os procedimentos para submissão de proposta na modalidade Programa.

1. NATUREZA

As Empresas Juniores são entidades organizadas sob a forma de associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação da UFPE, apartidária, com o propósito de realizar ações, projetos e serviços que favoreçam a formação integral de cidadãos com capacidade crítico-reflexivo e com competência acadêmica, científica, profissional e humanística, para contribuir com o desenvolvimento humano, social, científico, econômico e tecnológico, além de se constituir em espaço de capacitação para o mercado de trabalho e intervenção na realidade social.

2. OBJETIVOS

O presente Edital tem a finalidade de habilitar e reconhecer institucionalmente as Empresas Juniores como Ação de Extensão Universitária, com objetivos de:

2.1 - Primar pela formação ampla e generalista do profissional de sua área de conhecimento com compromisso de que o seu eixo de atuação seja voltado para a interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, com abordagem prática e complementar dos temas curriculares e não seja orientada para uma via de especialização precoce; 2.2 - Adequar-se a uma concepção ampla de Universidade ao contemplar Ensino, Pesquisa e Extensão e desenvolver, de maneira equilibrada atividades nessas três áreas.

3. DIRETRIZES GERAIS

3.1 As atividades das Empresas Juniores deverão ser reconhecidas como ações de extensão universitárias, desde que estejam cadastradas no Sistema de Registro, acompanhamento e avaliação de atividades extensionistas vigente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROExC, conforme Art. 10 da Resolição XX/2017. 3.2 A EJ, vinculada à UFPE, tem fins educacionais e não lucrativos, sendo vedada qualquer forma de ligação político-partidária.

3.3 A EJ poderá ter caráter interdisciplinar, mas deverá ter suas atividades voltadas a, pelo menos, um curso de graduação.

3.4 A EJ deverá desenvolver atividades que estejam inseridas no conteúdo programático do(s) curso(s) de graduação a que sejam vinculadas e/ou que constituam atribuição da categoria profissional correspondente à formação superior dos estudantes associados à entidade.

3.5 Todas as Empresas Juniores deverão atuar cumprindo e respeitando sua Resolução, bem como o estatuto e o regimento da Universidade Federal de Pernambuco.

4. INSCRIÇÃO DAS PROPOSTAS

4.1. As propostas deverão ser submetidas pelos seus proponentes (docentes ou técnicos de nível superior), envolvendo em sua equipe de execução docentes, discentes e técnico-administrativos;

4.2. Cada proponente poderá submeter apenas 01 (uma) proposta

4.3 Não serão aceitas propostas enviadas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final definido;

4.4. A PROExC não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento das linhas de comunicação;

4.5 Serão desclassificadas todas as propostas que não cumprirem as condições acima.

5. DA DOCUMENTAÇÃO

A EJ deverá ser cadastrada no sistema de registro e avaliação de atividades extensionistas da PROEXC (endereço eletrônico http://sigproj1.mec.gov.br) e deverá conter os seguintes documentos:

a) Estatuto da EJ;

b) Anuência da Unidade Acadêmica onde serão desenvolvidas as atividades;

c) Anuência do Colegiado de Curso a que a EJ está vinculada;

d) Plano acadêmico indicando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação a serem desenvolvidas e a relação das atividades ao(s) Plano(s) Pedagógico(s) do(s) Curso(s) de Graduação integrante(s) da proposta; forma de integralização curricular para os estudantes participantes, com respectiva carga-horária;

e) Indicação do(s) docente(s) responsável(is) com aprovação de sua Unidade Acadêmica de vinculação e respectiva carga-horária destinada à orientação.

f) Declaração que verse sobre o suporte técnico e material necessário ao início das atividades da empresa júnior.

6. DA EQUIPE DE EXECUÇÃO

Os estudantes associados à EJ devem estar regularmente matriculados no (s) curso (s) de graduação correspondente (s) às atividades da empresa, na qual exercerão trabalho voluntário, previsto na Lei nº 9.608/1998. Suas atividades executadas na EJ deverão ser orientadas e supervisionadas por docentes vinculados à Universidade e as horas dedicadas às atividades na EJ serão integralizadas de acordo com as normas e regulamentos de cada colegiado de curso. Os procedimentos para a admissão dos discentes devem ser estabelecidos em seu Estatuto.

7. DA PRESTAÇÃO DE RELATÓRIO

As EJ deverão apresentar anualmente relatório final de suas atividades, o qual deverá ser submetido ao sistema de registro e avaliação de atividades extensionistas da PROEXC com trecho de ata de aprovação pelo Pleno do Departamento/Núcleo e/ou Colegiado do Curso.

8. CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO

As propostas das EJ serão analisadas por uma comissão composta por representantes das: Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos – PROACAD, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESQ, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROExC, do Núcleo de Empresas Juniores da UFPE, e Diretoria de Inovação, se for o caso, que serão responsáveis pelo parecer de aprovação das mesmas, conforme Parágrafo único, do art. 10, da Resolução XX/2017.

9. DESCUMPRIMENTO DE DIRETRIZES/ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

9.1. O afastamento ou desvio das diretrizes fixadas será objeto de encaminhamento de providências com orientações de adequação .

9.2 Em caso de encerramento das atividades das empresas juniores, no âmbito da Universidade deverá ser encaminhado requerimento observado o prazo mínimo de trinta dias.

9.3. Informações adicionais poderão ser obtidas na Coordenação de Gestão da Extensão da PROExC pelos telefones: (81) 2126-8134 e 2126-8609 ou por correio eletrônico pelo endereço: sigproj.proext@ufpe.br.

9.4 Os casos omissos e situações não previstas no presente Edital serão analisados e decididos pela Comissão especificada no item 6, questionados formalmente através de e-mail ou ofício.

10. CALENDÁRIO

ITENS PRAZOS
Lançamento do Edital 01 de dezembro de 2017
Inscrição eletrônica das propostas no SIGPROJ 28 de fevereiro de 2018
Avaliação das propostas 01 de março a 30 de março de 2018
Homologação do registro Abril de 2018
Apresentação do Relatório Parcial no SIGPROJ 31 de janeiro de 2019
Apresentação do Relatório Final no SIGPROJ 31 de janeiro de 2020



Recife, XX DE XXXXXXXX de 2017.



Maria Christina de Medeiros Nunes

Pró-Reitora de Extensão e Cultura