UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Edital n. 04/2019/COPQ/PROPP/UFGD - PIVIC-FC UFGD - Processo seletivo do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo UFGD (PIVIC-FC)

Edital de abertura de inscrições ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo UFGD (PIVIC-FC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).




 

EDITAL N.º 04/2019/COPQ/PROPP/UFGD

Dourados/MS, 1º de março de 2019.

 

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FLUXO CONTÍNUO UFGD (PIVIC-FC)

 

 

O Presidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de reabertura de inscrições para o PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FLUXO CONTÍNUO UFGD (PIVIC-FC).

 

 

1. DAS INSCRIÇÕES:

 

1.1. As inscrições são direcionadas a pesquisadores que atendam aos requisitos previstos neste edital e que desejam orientar alunos voluntários de Iniciação Científica.

 

1.2. As inscrições serão realizadas através dos seguintes e sucessivos procedimentos:

 

1º)   Preenchimento da ficha de inscrição do aluno disponível para download no seguinte link: <http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/PIVIC-FC%20

UFGD%20-%20Ficha%20de%20inscri%C3%A7%C3%A3o%20do%20aluno.docx> (ANEXO I) e envio da mesma para a Comissão de Pesquisa e o Conselho Diretor da unidade acadêmica para aprovação;

 

2º)   Cadastramento da iniciação científica no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC) no seguinte link: <http://sigproj.ufrj.br/>, conforme manual disponível na página da Divisão de Iniciação Científica da UFGD (<http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/SIGPROJ%20-%20Manual%20de%20cadastramento%20de%20propostas%20

2019.pdf>).

 

1.3. Os documentos a serem incluídos no SIGProj/MEC são:

 

a)        Ficha de inscrição do aluno (preenchida e assinada);

 

b)       Resolução do Conselho Diretor da unidade acadêmica e

 

c)        RG e CPF do aluno.

 

1.4. A Iniciação Científica deve ser formalmente cadastrada na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP seguindo os procedimentos estabelecidos neste Edital, sob pena de inexistência de vínculo do aluno e do orientador com o programa e, consequentemente, impossibilidade de emissão de certificado.

 

Parágrafo Único: É vedado o cadastramento retroativo ou através de procedimentos incompletos e/ou não previstos em Edital.

 

 

2. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS:

 

 

2.1. Quanto ao orientador:

 

I.          Requisitos:

 

a)        Ser servidor efetivo, bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional), bolsista PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado) ou professor visitante, substituto ou voluntário, desde que o seu vínculo com a UFGD perdure até o término da vigência da iniciação científica;

 

b)       Ser coordenador ou membro de projeto de pesquisa cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP;

 

c)        Ter Currículo Lattes atualizado;

 

d)       Estar vinculado a grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

 

e)        Possuir, preferencialmente, titulação de doutor ou perfil equivalente ou, então, expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da área;

 

f)         Ser, preferencialmente, credenciado em cursos de pós-graduação;

 

g)        Indicar para cadastramento na Iniciação Científica aluno que tenha perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades de pesquisa atentando-se para os princípios éticos e evitando conflitos de interesse;

 

h)       No caso de orientadores que já orientaram na iniciação científica na instituição em vigências anteriores, ter cumprido todos os deveres dispostos no Regulamento Geral de Iniciação Científica, aprovado pela Resolução CEPEC n. 104, publicada no dia 19 de abril de 2018, bem como nos editais, termos de compromisso e disposições normativas da UFGD e do CNPq, especialmente a entrega de relatórios parciais e finais e a participação de evento científico da área ou no Encontro Anual de Iniciação Científica organizado pela UFGD.

 

II.          Compromissos:

 

a)        Orientar o aluno em todas as fases da pesquisa, bem como estimulá-lo a cumprir todos os compromissos decorrentes de seu ingresso no programa de Iniciação Científica;

 

b)       Propiciar ao aluno recursos materiais e estruturais necessários para o bom andamento da pesquisa;

 

c)        Auxiliar o aluno na entrega dos relatórios finais nos prazos e procedimentos estabelecidos pelo setor responsável;

 

d)       Comunicar imediatamente à Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, por escrito, eventuais alterações no plano de trabalho, substituições de alunos ou necessidade de cancelamento da iniciação científica;

 

e)        Cumprir rigorosamente as normas, condições, prazos e procedimentos fixados pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, bem como pelas resoluções normativas do CNPq relativas à Iniciação Científica, especialmente a RN n.º 017/2006/CNPq ou outra que vier a substituí-la (ou modificá-la), sob pena de não orientar outros alunos de iniciação científica enquanto houver pendências de anos anteriores ou conforme disposto em Edital, tampouco receber o certificado de orientação na Iniciação Científica.

 

 

2.2. Quanto ao projeto de pesquisa do orientador:

 

2.2.1. O orientador deve obrigatoriamente ser coordenador ou membro da equipe de um projeto de pesquisa devidamente cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP.

 

2.2.2. O projeto de pesquisa do orientador deve vigorar, no mínimo, até o término da vigência do plano de trabalho do aluno indicada na ficha de inscrição.

 

 

2.3. Quanto ao plano de trabalho do aluno:

 

2.3.1. O orientador deverá indicar na ficha de inscrição um plano de trabalho que esteja diretamente vinculado ao seu projeto de pesquisa.

 

2.3.2. A vigência do plano de trabalho deverá no mínimo de 03 (três) meses e no máximo de 12 (doze) meses.

 

2.3.3. O plano de trabalho deverá ter viabilidade técnica e financeira, além da possibilidade de ser plenamente executado (início, desenvolvimento e conclusão) dentro do período indicado na ficha de inscrição.

 

 

2.4. Quanto ao aluno:

 

I.          Requisitos:

 

a)    Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFGD;

 

b)   No caso de alunos que já desenvolveram iniciação científica na instituição em vigências anteriores, ter cumprido todos os deveres dispostos nos regulamentos, editais, termos de compromisso e disposições normativas da UFGD e do CNPq.

 

II.          Compromissos:

 

a)   Dedicar 12 (doze) horas semanais às atividades relacionadas à Iniciação Científica, durante todo o seu período de vigência;

 

b)   Comprometer-se a executar as atividades propostas pelo orientador e a cumprir com as demais responsabilidades relacionadas à Iniciação Científica, incluindo a entrega do relatório final;

 

c)    Cumprir rigorosamente as normas, condições, prazos e procedimentos fixados pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, bem como as resoluções normativas do CNPq relativas à Iniciação Científica, especialmente a RN n.º 017/2006/CNPq ou outra que vier a substituí-la (ou modificá-la), sob pena de não participar de outro programa de iniciação científica enquanto houver pendências de anos anteriores ou conforme disposto em Edital, tampouco receber o certificado da Iniciação Científica;

 

d)   Nas publicações e trabalhos relativos à Iniciação Científica, fazer referência à UFGD e ao CNPq, conforme o caso;

 

 

3. DO DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

3.1. A partir de sua vinculação ao programa, orientadores e alunos não poderão alegar desconhecimento das normas, direitos, deveres, prazos e procedimentos diretamente relacionados ao mesmo.

 

3.2. É vedado o desenvolvimento simultâneo de mais de uma Iniciação Científica, ou seja, que um mesmo aluno execute mais de um plano de trabalho na mesma vigência, nem mesmo em programas distintos.

 

3.3. A execução dos planos de trabalho de Iniciação Científica é de responsabilidade do aluno, sob orientação do respectivo orientador, cabendo a ambos o dever de cumprir com os compromissos decorrentes da participação no programa.

 

Parágrafo Único: O controle da frequência do aluno nas atividades de pesquisa é de responsabilidade do orientador, o qual é responsável por assegurar o cumprimento da carga horária prevista em edital.

 

3.4. O descumprimento dos requisitos e compromissos elencados neste Edital implicará pendência para o orientador e para o aluno e redundará na impossibilidade de ambos participarem de outros programas de Iniciação Científica enquanto a pendência não for sanada.

 

3.5.  No caso de substituição de aluno ao longo da vigência da Iniciação Científica, o aluno substituto assumirá o compromisso de entregar os relatórios faltantes.

 

3.6. No caso de encerramento antecipado da Iniciação Científica, isto é, cancelamento ao longo da vigência sem substituição do aluno, o aluno e o seu orientador terão que entregar o relatório final, conforme modelo disponibilizado pela Coordenadoria de Pesquisa/UFGD.

 

Parágrafo Único: Não será permitido o cancelamento retroativo da Iniciação Científica, tampouco no período de entrega do relatório final.

 

3.7. A emissão do certificado de iniciação científica para o orientador e aluno ficará condicionada à entrega do comprovante de conclusão da pesquisa, que poderá ser, alternativamente:

 

a)        Publicação de artigo científico decorrente desta pesquisa;

 

b)       Submissão de artigo científico decorrente desta pesquisa ou

 

c)        Entrega de Relatório Técnico, conforme modelo a ser estabelecido pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP;

 

Parágrafo primeiro: No caso da alínea “a”, a comprovação será mediante o envio da primeira página do respectivo artigo científico; já no caso da alínea “b”, a comprovação será mediante o envio de um comprovante de submissão do artigo científico.

 

Parágrafo segundo: O comprovante do término da iniciação científica deverá ser encaminhado via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) ou para o e-mail  inic@ufgd.edu.br em até 30 (trinta) dias após o término da vigência do plano de trabalho do aluno, juntamente com a Resolução de aprovação do Conselho Diretor da respectiva unidade acadêmica;

 

Parágrafo terceiro: A falta da entrega deste comprovante no prazo e condições estabelecidas pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP tornará o aluno e seu orientador inadimplentes junto à UFGD, especialmente para fins de participação em editais dos programas de iniciação científica.

 

 

4. DO CRONOGRAMA:

 

Fase

Data

Cadastramento no SigProj/MEC

Fluxo contínuo

Desenvolvimento da iniciação científica

Fluxo contínuo

Entrega do comprovante de conclusão do PIVIC-FC

30 dias após término da IC, conforme período indicado na ficha de inscrição.

 

 

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

5.1. Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta ou apresentada fora do prazo;

 

5.2. A efetividade da submissão das propostas de iniciação científica é de inteira responsabilidade do proponente, porquanto, a Coordenadoria de pesquisa/PROPP não se responsabiliza por eventual não recebimento das mesmas por motivos de ordem técnica envolvendo computadores, conexão à internet, falhas na rede, congestionamento de dados, indisponibilidade de sistema, dentre outros.

 

5.3. A documentação e as informações prestadas pelo proponente serão de sua inteira responsabilidade, sendo passível de exclusão do programa aquele que não fornecer documentação completa, correta, legível e/ou inverídica.

 

5.4. Para esclarecimentos relativos a este edital, os interessados deverão procurar a Coordenadoria de Pesquisa/PROPP (inic@ufgd.edu.br).

 

5.5. Fazem parte das normas deste Edital as disposições do Regulamento Geral de Iniciação Científica da UFGD, aprovado pela Resolução CEPEC n. 104, publicada no dia 19 de abril de 2018, bem como da RN n.º 17/2006/CNPq, independentemente de transcrição.

 

5.6. Os casos omissos serão analisados pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, ouvido o Comitê Institucional de Iniciação Científica/UFGD.

 

 

\"\"

Prof. Dr. Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli Rafael Goes

Presidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica/UFGD

 

 

 


 

ANEXO I

 

Ficha de inscrição

 

 

Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo (PIVIC-FC)

 

Ficha de Inscrição

 

                                                                                                     

 

DADOS DO(A) ORIENTADOR(A):

Nome

 

Unidade acadêmica

Escolher um item.

Link do CV Lattes

 

Telefone fixo / celular

 

E-mail

 

 

 

 

DADOS DO(A) ALUNO(A):

Nome

 

Unidade acadêmica

Escolher um item.

Curso de graduação

Escolher um item.

CPF

 

RGA

 

Link do CV Lattes

 

Telefone fixo / celular

 

E-mail

 

 

 

DADOS DO PROJETO DE PESQUISA DO ORIENTADOR(A):

Título do projeto de pesquisa do orientador:

 

Vigência do projeto de pesquisa:

De Clique aqui para inserir uma data.

até Clique aqui para inserir uma data.            

Coordenador do projeto de pesquisa:

Clique aqui para digitar texto.

Este projeto de pesquisa precisa (ou precisará) ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP?

Escolher um item.

Em caso positivo, informe se ele já foi submetido:

Escolher um item.

 

 

DADOS DO PLANO DE TRABALHO DO(A) ALUNO(A):

Título

 

Resumo

 

Vigência (de 03 meses a 12 meses, com início no primeiro dia do mês e término no último dia do mês).

De Clique aqui para inserir uma data. até Clique aqui para inserir uma data.

 

 

 

(     ) Declaro que preencho todos os requisitos para ser orientador no programa PIVIC-FC previstos no Regulamento Geral de Iniciação Científica, aprovado pela Resolução CEPEC n. 104, publicada no dia 19 de abril de 2018, bem como no respectivo edital de abertura (Edital n.º 04/2019/COPQ/PROPP/UFGD).

 

 

 

 

 

Dourados/MS, Clique aqui para inserir uma data.

 

 

___________________________________

Nome e assinatura do(a) orientador(a)