IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Edital nº 024 de PEP - Seleção de Bolsista - Cursinho Popular 2017 - Edital nº 024 de PEP - Seleção de Bolsista - Cursinho Popular 2017
O Diretor Geral do Câmpus Presidente Epitácio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública, por meio deste edital, a abertura de inscrições para o processo seletivo de estudantes para Bolsas de Extensão, considerando a Resolução Nº 568, de 05 de abril de 2012, a Portaria Nº 3639, de 25 de julho de 2014, a Portaria N° 2.968, de 24 de agosto de 2015 e o Edital nº 825/2016 – PRX - Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP.
EDITAL Nº 027/2017- DRG PEP
ALTERAÇÃO DO CALENDÁRIO DO EDITAL Nº 024/2017 – DRG PEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS – BOLSA EXTENSÃO
O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Câmpus Presidente Epitácio, torna pública a alteração do calendário do Edital nº 024/2017, de 29 de março de 2017 - DRG PEP, que dispõe sobre o Processo Seletivo de estudantes para Bolsas de Extensão.
1. SELEÇÃO DOS ESTUDANTES:
1.1.O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas:
Atividades |
Data / Período |
Inscrição |
30/03/2017 a 04/04/2017 |
Divulgação da tabela / data de entrevistas |
07/04/2017 |
Entrevistas / prova didática |
10/04/2017 a 14/04/2017 |
Divulgação do resultado final |
16/04/2017 |
Entrega de documentos |
17/04/2017 |
Presidente Epitácio, 06 de abril de 2017.
Ítalo Alves Montorio Junior
Diretor-Geral
IFSP Câmpus Presidente Epitácio
______________________________________________________
EDITAL 024/2017 - PEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Diretor Geral do Câmpus Presidente Epitácio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública, por meio deste edital, a abertura de inscrições para o processo seletivo de estudantes para Bolsas de Extensão, considerando a Resolução Nº 568, de 05 de abril de 2012, a Portaria Nº 3639, de 25 de julho de 2014, a Portaria N° 2.968, de 24 de agosto de 2015 e o Edital nº 825/2016 – PRX - Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP.
1 – OBJETIVOS DA BOLSA EXTENSÃO
1.1 Viabilizar a participação dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, regularmente matriculados nas modalidades de ensino presencial e a distância, dos diferentes níveis, em projetos de extensão, sob a orientação de um servidor (docente ou técnico-administrativo) do quadro do IFSP, com titulação mínima de graduação;
1.2 Propiciar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades nas áreas temáticas de extensão, viabilizando a participação em projetos institucionais que estimulem o desenvolvimento de ações extensionistas que contribuam para a sua formação profissional;
1.3 Possibilitar a elaboração de conhecimentos, a partir da articulação entre teoria e prática, na interação com a sociedade, propiciando o desenvolvimento local;
1.4 Apoiar processos educativos que estimulem a geração de trabalho, a renda e a emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
2 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS DE EXTENSÃO
2.1 Cumprir as atividades previstas no projeto de trabalho proposto pelo servidor responsável;
2.2 Cumprir a carga horária estipulada no projeto e o horário estabelecido pelo servidor responsável;
2.3 Colher a assinatura do servidor responsável no relatório de frequência e no relatório mensal, referentes ao mês anterior, no primeiro dia útil do mês subsequente, entregando-os à coordenadoria de extensão;
2.4 Participar das atividades de Extensão quando for solicitado.
3 – DO PERÍODO DE DURAÇÃO DAS BOLSAS
4 – DO VALOR DAS BOLSAS DE EXTENSÃO
4.1 Conforme definido pela Portaria Nº 347, de 20 de janeiro de 2014, o valor da Bolsa Discente – Modalidade Bolsa Extensão é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, para dedicação de 20 horas semanais;
4.2 Nos projetos com dedicação semanal inferior a 20 horas, o valor deverá ser proporcional;
4.3 É vedada a divisão do valor de uma bolsa entre dois ou mais estudantes.
5 – REQUISITOS
5.1 O candidato a Bolsa de Extensão deverá:
a) Estar regularmente matriculado em cursos superiores do IFSP;
b) Dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de extensão, comprovando compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento do projeto ao qual se candidata;
c) Não possuir vínculo empregatício, realizar estágio remunerado ou ser bolsista de outra modalidade de Bolsa Discente do IFSP ou qualquer outra instituição.
6.1 O candidato deverá:
a) Cadastrar-se no site: http://sigproj1.mec.gov.br;
b) Inscrever-se no Programa de Bolsas de Extensão do IFSP, através do site: http://sigproj1.mec.gov.br, mediante preenchimento correto de ficha de inscrição.
c) Informar na ficha de inscrição em qual ou em quais disciplinas pretende concorrer;
7.1 O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas:
Atividades |
Data/Período |
Inscrição |
30/03/2017 a 04/04/2017 |
Divulgação da tabela/data de entrevistas |
06/04/2017 |
Entrevistas / prova didática |
07/04/2017 a 14/04/2017 |
Divulgação do resultado final |
16/04/2017 |
Entrega de documentos |
17/04/2017 |
7.2 A etapa da entrevista e prova didática ocorrerá da seguinte forma:
7.3 O aluno candidato deverá escolher um dos três temas disponíveis, referente à disciplina que pretende ministrar e elaborar uma aula de 15. A aula será ministrada para uma banca, composta por até três membros da equipe de execução do projeto.
7.4 Os temas das aulas poderão ser consultados no anexo II deste edital.
7.5 Após a aula, o candidato passará por uma entrevista de 5 minutos com a banca.
7.6 Os alunos selecionados deverão entregar os documentos abaixo relacionados:
d) Declaração Negativa de Vínculo Empregatício
e) Comprovante de matrícula - Protocolo / Declaração de matrícula;
f) Cópia do RG e do CPF;
g) Documentos para atendimento dos critérios acadêmicos apresentados no projeto (conforme Anexo I);
h) Currículo lattes.
i) Ficha de cadastro de bolsista
7.7 A documentação deverá ser entregue na Coordenadoria de Extensão do câmpus.
8 – DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
8.1 O resultado será divulgado no site, murais e espaços de comunicação do Câmpus Presidente Epitácio até o dia 16 de abril de 2017.
9.1 O pagamento da bolsa é feito através de depósito em conta corrente no nome do bolsista e individual. Para tanto, o aluno selecionado deverá providenciar a abertura da conta, caso não possua.
9.2 O pagamento da bolsa somente acontecerá após a entrega do relatório de frequência do mês em questão e relatório de atividades, com as devidas assinaturas.
10.1 O início no projeto, bem como recebimento da bolsa está condicionado à disponibilidade orçamentária;
10.2 Os casos não previstos neste edital serão analisados pela Coordenadoria de Extensão do câmpus.
Presidente Epitácio, 29 de março de 2017.
Márcia Jani Cícero do Nascimento
Diretora Geral em Exercício
Câmpus Presidente Epitácio
Anexo I
Projeto de Extensão
O Projeto ficará disponível para consulta e leitura na Coordenadoria de Extensão.
Os candidatos devem estar atentos ao item V deste edital – Requisitos.
Projeto: |
Cursinho Popular IFSP/PEP |
Responsável: |
Josy da Silva Freitas |
Perfil do bolsista: |
- Estar matriculado em curso superior do IFSP Câmpus Presidente Epitácio; |
- Ter aptidão para ensinar; |
|
- Ter bom conhecimento da disciplina que escolher; |
|
- Ter disponibilidade ao menos 2 dias no período vespertino e os demais dias dependem das atividades. |
|
Critério de seleção: |
Entrevista / Prova didática |
Duração: |
08 meses |
Carga horária semanal: |
20 horas semanais |
Vagas: |
10 |
Sobre o Bolsista: |
Objetivos: - Participar ativamente na construção do conhecimento, aprendendo e ensinando em uma das áreas: - Ciências Humanas e suas tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Matemática e suas Tecnologias
Atividades a serem desenvolvidas/Mês: - Estudar o material; - Preparar as aulas; - Ministrar as aulas; - Desenvolver atividades recreativas/culturais com os alunos do cursinho; - Consultar orientador para dúvidas, correções e análise das aulas/atividades; - Apresentar os resultados; - Registrar frequência dos alunos. |
Anexo II
Temas para aulas da prova didática
Área |
Disciplina |
1 |
2 |
3 |
Matemática e suas Tecnologias |
Matemática |
Funções Trigonométricas |
Probabilidade |
Teorema de Pitágoras e relações métricas no triângulo retângulo |
Ciências Humanas e suas Tecnologias |
Geografia |
A transição demográfica brasileira |
Globalização |
Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos do Brasil |
Sociologia |
As revoluções burguesas e o nascimento da Sociologia |
Socialização e instituições sociais |
A questão do trabalho nos clássicos da sociologia |
|
História |
Brasil República - escolha uma das divisões desse período e apresente as causas e as consequências para a população. |
Idade Moderna - apresente as principais características da Idade Moderna |
Brasil Colônia - apresente os principais fatos e ciclos desse período |
|
Filosofia |
O Nascimento da Filosofia: do mito à razão |
Mundo sensível e Mundo das Ideias em Platão |
A dúvida metódica e o sujeito pensante em Descartes |
|
Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Física |
Leis de Newton |
Transmissão de Calor (Condução, convecção e Irradiação) |
Força elétrica e Lei de Coulomb |
Biologia |
Citologia: organelas celulares |
Relações ecológicas |
Síntese de proteínas |
|
Química |
Reações Químicas |
Nomenclatura de Compostos Orgânicos |
Química Ambiental |
|
Linguagens e códigos e suas Tecnologias |
Língua Inglesa |
O uso do verbo "to be" (Presente). |
Estratégias de leitura para textos em Língua Inglesa |
Leitura e interpretação de textos com linguagem mista (charge, cartoon, tirinha) |
Língua Portuguesa |
Análise linguística: advérbio |
Gêneros textuais: carta |
Tipos textuais: argumentação |
|
Literatura |
Literatura Contemporânea e interpretação de texto |
Articulação entre textos, imagens, culturas e cotidiano |
Análise textual e visual de obras literárias |
|
Língua Espanhola |
Uso de tú y usted: formal e informal |
Los pronombres sujeto |
Usos de los verbos ser y estar. |
|
Redação |
Características do texto dissertativo |
Características da linguagem dissertativa |
Análise e uso dos textos motivadores |
O candidato deverá escolher um dos temas para a aula da prova didática, de acordo com a disciplina que pretende lecionar.