«« Voltar
Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves - 2021/2022
Protocolo do SIGProj:   364698.2034.85118.20042021
De:15/05/2021  à  31/12/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Lucia de Moraes Batista
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O rótulo do alimento permite ao consumidor o acesso as informações nutricionais e maneiras de consumo do mesmo. Com o intuito de garantir este direito do consumidor, nos produtos comercializados, é necessário que os estabelecimentos sigam as legislações referentes à rotulagem de alimentos. Este projeto de extensão realizou a análise de 163 rótulos de 12 agroindústrias familiares do Município no ano de 2020, 6 delas já receberam os pareceres e 6 receberão as análises até julho de 2021. Perante isso, o objetivo do proposto trabalho é auxiliar mais agroindústrias do Programa de Agroindústria Familiar de Bento Gonçalves, na análise da conformidade dos rótulos dos seus produtos com a legislação vigente. No ano de 2021 participarão do projeto 10 agroindústrias que já estão descritas na Carta de intenção (anexo) e no ano de 2022 serão selecionadas mais 10 agroindústrias familiares pelos parceiros do projeto, apresentadas nas duas cartas de apresentação de demandas 2022. Na verificação dos rótulos serão aplicadas as listas de verificação já elaboradas com as legislações, decretos e portarias, que estipulam uma série de itens e informações, a fim de explanar ao consumidor maior clareza os produtos oferecidos. As agroindústrias familiares receberão o parecer de seus rótulos e serão auxiliadas na adequação dos mesmos. Mais uma vez terão ao final do projeto as Agroindústrias selecionadas terão seus rótulos de acordo com a legislação informando corretamente o consumidor.
Palavras-chave
   legislação, rotulagem, agricultura familiar
Público-Alvo
  O público-alvo são as Agroindústrias Familiares cadastradas no Programa de Agroindústria Familiar (PAF) do Município de Bento Gonçalves. Conforme levantamento do DIPOA/VISA/EMATER, das Agroindústrias Familiares cadastradas, para o ano de 2021 foram selecionadas 11 Agroindústrias (carta de intenções assinada por 10 agroindústrias se encontra anexo ao projeto) e, todos os seus rótulos serão analisados segundo a legislação vigente até dezembro de 2021 e no ano de 2022 serão selecionadas mais 10 agroindústrias. Informo que as Cartas de Apresentação de demandas dos anos 2021 e 2022 (duas) estão anexadas ao projeto no SIGPROJ). Vale ressaltar que as 12 agroindústrias atendidas no ano de 2020 permanecem com atendimento de análise de novos rótulos e correção de reimpressões. Em anexo é apresentada a lista do nome e do tipo de estabelecimento das 38 agroindústrias familiares do município de Bento Gonçalves, 12 foram atendidas no ano de 2020 (31,6%), 11 serão atendidas em 2021 (totalizando 60,5%) e mais 10 serão atendidas em 2022 (totalizando 86,8%). Dentro da área temática saúde saliento que a promoção à saúde e o atendimento as necessidades de informação da população com relação aos alimentos que estão sendo produzidos são de suma importância e estão presentes no rótulo dos alimentos. Na área temática da tecnologia e produção será realizada a capacitação dos agricultores para que venham a atender as legislações vigentes, sobre rotulagem e desenvolvimento de novos produtos. A pertinência da linha de extensão desenvolvimento rural e questão agrária é atendida pelo projeto contemplar o público alvo agroindústrias familiares cadastradas no Programa de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves, atendendo os arranjos produtivos locais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar