«« Voltar
PoaLab 2020
Protocolo do SIGProj:   349842.1931.73611.04032020
De:23/03/2020  à  30/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  André Peres
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto visa dar continuidade ao funcionamento do laboratório de fabricação digital do IFRS campus Porto Alegre: PoaLab. O PoaLab é um laboratório de fabricação digital baseado no modelo FABLAB criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no ano de 2001. Um Fab Lab (Fabrication Laboratory - Laboratório de Fabricação) é um ambiente de prototipagem de ideias visando inovação e invenção que abriga as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novos objetos físicos a partir da criatividade de seus usuários. O ambiente proposto disponibiliza equipamentos de prototipagem rápida tais como: impressoras 3D, fresadora de precisão, cortadora à laser, equipamentos eletrônicos como controladores, sensores e atuadores, equipamentos de marcenaria, soldagem, etc. O ponto em comum na maioria dos equipamentos disponíveis é a possibilidade de criação de objetos físicos a partir de programas de computador capazes de representar estes objetos digitalmente (programas de CAD, vetoriais e/ou de modelagem 3D). Os usuários do laboratório criam os objetos virtualmente no computador e utilizam os equipamentos de prototipação para criação física destes objetos. Os usuários são capacitados nas ferramentas computacionais e nos equipamentos permitindo que imaginem, projetem e fabriquem seus objetos.
Palavras-chave
   fabricação digital, fablab, prototipação rápida, faça você mesmo
Público-Alvo
  O público alvo será composto por alunos, docentes e técnicos do IFRS; escolas municipais e estaduais; alunos de instituições de ensino superior da região; empreendedores e startups.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A divulgação do PoaLab será realizada através da internet (essencialmente redes sociais e página do projeto). Serão confeccionados cartazes e folder a serem distribuídos em escolas e outras instituições com usuários em potencial.
«« Voltar