«« Voltar
Língua Portuguesa para Surdos Módulo II
Protocolo do SIGProj:   343393.1913.234992.22112019
De:02/03/2020  à  09/11/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Paula Roberta Projante da Silva Pazinati
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CTD - Catanduva
Resumo da Ação de Extensão
  Enquanto a comunidade Surda, com seus representantes, vem lutando por uma escola de qualidade para o alunado surdo, ou seja uma educação bilíngue de fato, todas essas crianças estão inseridas em escolas regulares acometidas das mais diversas situações que as negligenciam e tornam sua inclusão uma possível exclusão. Podemos assim conferir situações como: Falta de um modelo cultural e linguístico surdo; falta de profissionais fluentes na língua de sinais; ambiente sem as acessibilidades necessárias para essa subjetividade surda; desconhecimento sobre suas necessidades pelos diversos seguimentos que atuam no ambiente escolar; e o que mais nos importa neste momento, aplicação da mesma Didática utilizada para o desenvolvimento estudantil do alunado ouvinte sobre essa demanda surda, principalmente no que toca a questão de ensino de Língua Portuguesa. Sendo assim pensou-se em um curso que pudesse proporcionar desenvolvimento linguístico, na leitura e escrita da Língua Portuguesa, para alunos jovens (Surdos e proficientes em Libras), a fim de proporcionar alfabetização e letramento. Ao realizar tal projeto acredita-se que o presente curso poderá corroborar com o aprendizado destes, bem como também com futuras discussões dentro da academia científica sobre, bilinguismo; ensino de Língua Portuguesa para surdos, metodologias adequadas; entre outras.
Palavras-chave
   Libras., Letramento, Surdos, L2, Língua Portuguesa
Público-Alvo
  Jovens Surdos, à partir dos 14 anos de idade, de qualquer nível de escolaridade, fluentes em Libras (Língua Brasileira de Sinais), da comunidade interna e externa.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar