«« Voltar
II Seminário Internacional de Formação e Prática Docente / II Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade (Cópia) 02-10-2019
Protocolo do SIGProj:   341463.1588.228728.02102019
De:25/11/2019  à  26/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Marinalva Vieira Barbosa
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Visando a solidificação de um espaço interinstitucional e multidisciplinar de produção científica, a realização do II SIFORPD e do II Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade tem como objetivo fomentar a discussão e divulgação de resultados de pesquisas sobre a formação e atuação docente, tendo como eixo norteador o papel da leitura e da escrita na formação e produção de conhecimento sobre o saber-fazer na/da educação básica. Trata-se de um evento criado a partir de uma rede formada por pesquisadores de três instituições de ensino superior: UFTM, UFMA e UFPA. Sendo que em Uberaba, o grupo de pesquisadores passaram a realizar o Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade, o qual terá sua segunda educação conjunta ao II SIFORPD. O SIFORPD é um evento bianual, sendo que a primeira edição foi realizada em 2017, na UFMA e a segunda edição, em 2019, realizar-se-á na UFTM; enquanto que o Colóquio é anual. Espera-se contribuir para: a construção de espaço acadêmico internacional que discuta uma temática pouco explorada no Brasil, que é a relação entre leitura, escrita, formação e prática docente em diferentes áreas; a divulgação e debates sobre os resultados de pesquisas em andamentos de pós-graduandos das IES envolvidas; o fortalecimento de cooperações nacionais e internacionais que estão sendo desenvolvidas (no eixo Sul-Sul); a ampliação de pesquisas no que diz respeito a formação e prática docente; a superação das dicotomias que colocam em campos distantes a universidade e a escola, a teoria e a prática.
Palavras-chave
   Formação, Prática, Docente, Escrita, Leitura
Público-Alvo
  Docentes da Educação Básica de Uberaba e região; discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura do IELACHS, do ICENE, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e demais Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFTM; alunos e docentes das demais IES públicas e privadas de Uberaba, região e outros Estados.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar