«« Voltar
Encontro de Saberes: construindo pontes e ações entre os saberes de matrizes indígenas, afrodescendentes e populares com a produção do conhecimento científico
Protocolo do SIGProj:   339982.1864.95118.16092019
De:02/09/2019  à  30/08/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Flávia Andrade de Figueiredo
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Unidade de Origem
  PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Resumo da Ação de Extensão
  O Encontro de Saberes é um projeto estruturante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), que remonta à implementação da política de cotas, aprovada em 2003, na Universidade de Brasília (UNB). Desde 2013, um grupo de docentes intencionava trazer tal proposta à UFVJM. Cinco anos depois foi criada a Comissão Encontro de Saberes na UFVJM, pela Portaria nº 1421, de 23 de maio de 2018. Dentro do Encontro de Saberes, as ementas, os projetos de pesquisa e extensão, são construídos conjuntamente e em colaboração com os mestres, tendo em vista a necessidade de tensionar o processo secular, ainda vigente, de subalternização e hierarquização dos saberes tradicionais pelo modelo de conhecimento monoepistêmico, tipicamente produzido e transmitido nas universidades. O Encontro de Saberes enquanto Programa de Extensão vem consolidar práticas que envolvam: docentes, discentes, comunidade externa e, principalmente, mestras e mestres das artes e saberes tradicionais por meio de uma proposta concreta de formação intercultural. Nesse sentido, a proposta visa a inclusão das mestras e mestres tradicionais como protagonistas da indissociabilidade universitária que envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o Programa enquanto ação extensionista visa que qualquer iniciativa organizada pela comissão do Encontro de Saberes tenha como premissa o envolvimento de interessados tanto da comunidade acadêmica como da comunidade externa, no intuito de efetivamente se promover como uma das possíveis políticas que garantam a presença, o reconhecimento, a permanência, a valorização e salvaguarda dos saberes destes sujeitos na UFVJM.
Palavras-chave
   Encontro de Saberes, Universidade Pluriepstêmica, Democratização do ensino Superior
Público-Alvo
  Equipe que participa da proposta: Docentes - 07 Técnicos Administrativos - 02 Discentes de Graduação - 02 Discentes de Pós Graduação - 01 Comunidade Externa - 03 Espera-se uma media de impacto sobre cerca de 550 pessoas envolvidas indiretamente (entre comunidade acadêmica e externa, movimentos sociais, secretarias municipais de cultura e educação, espaços culturais, instituições patrimoniais federais e estaduais) em 01 ano e de 250 pessoas envolvidas diretamente em seus projetos e ações de extensão (entre mestras e mestres da tradição, comunidade acadêmica e externa).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Ana Flávia Andrade de Figueiredo ana.flavia.pe@gmail.com encontrodesaberesufvjm@gmail.com
«« Voltar