«« Voltar
Formação de Professores que Ensinam Matemática e Ciêncais em Comunidades de Prática
Protocolo do SIGProj:   339260.1829.45132.26112019
De:10/01/2020  à  15/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Elisângela Aparecida Pereira de Melo
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  MAT-Lic - CIÊNCIAS MATEMÁTICAS (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por objetivo discutir com os professores e futuros professores que ensinam Ciências e Matemática, nas escolas de Educação Básica das redes municipais e estaduais de ensino, em contextos urbanos e indígenas, no município de Araguaína, Santa Fé e Tocantínia, estado do Tocantins e de Santa Terezinha, estado do Moto Grosso, nas escolas indígenas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Benjamin Constant, estado do Amazonas e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo como foco de discussão e reflexão as distintas conexões interculturais e intraculturais entre os saberes originários e as práticas escolares mobilizadas e potencializadas em sala de aula. O projeto será desenvolvido a partir da abordagem qualitativa da pesquisa etnográfica participante como propõem por Brandão; Streck (2006). Assim as atividades propostas serão realizadas por meio de encontros formativos com os professores que ensinam Ciências e Matemática nesses contextos educativos e de diversidade sociocultural, com os futuros professores de Matemática do Câmpus de Arguaína, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo a participação direta e efetiva de estudantes da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Quanto aos resultados a serem alcançados, esperamos fomentar novas práticas de ensino e de aprendizagem em comunidade de práticas, considerando as dimensões da comunidade, da prática, do domínio, do engajamento, do repertório e da negociação de conhecimentos escolares, acadêmicos e do cotidiano indígena.
Palavras-chave
   Novas Práticas Educativas e Formativas., Ensino de Ciências e Matemática, Comunidades de Prática
Público-Alvo
  O presente projeto de extensão destina-se aos professores da rede pública municipal e estadual de ensino, estudantes da graduação e pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática e comunidade externa a UFT/UFAM e Seduc do Tocantins e Mato Grosso e demais pessoas e pesquisadores interessados nas discussões e reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Matemática e de Ciências e as práticas formativas de professores que ensinam Matemática e Ciências em Comunidades de Prática no contexto amazônico.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   elisangelamelo@uft.edu.br
«« Voltar