«« Voltar
E-LEARNING PARA ENFERMEIROS SOBRE PROCESSO DE MEDICAÇÃO COM MEDICAMENTOS DE AÇÃO VASOATIVA
Protocolo do SIGProj:   339224.1895.338158.30082019
De:31/12/2019  à  30/06/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Bruno César Fernandes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  EaD - Educação a Distância
Unidade de Origem
  DED - Diretoria de Educação a Distância
Resumo da Ação de Extensão
  A segurança na atenção à saúde é um princípio básico e indicador da qualidade do cuidado. Em 2013, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente que definiu segurança do paciente como “redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”. Uma das prioridades de atenção dessa política é a segurança do paciente relacionada ao processo de medicação, tendo em vista que erros decorrentes desta prática ainda permeiam o processo de cuidar. Erro na medicação é definido como qualquer erro que ocorreu durante o processo de medicação, nas fases de prescrição, dispensação, preparo/administração e monitoramento. Nesta perspectiva, estão inseridos os processos de medicações com medicamentos injetáveis de ação vasoativa que são corriqueiramente utilizados no âmbito da unidade de terapia intensiva adulto, sendo este o objeto de estudo da pesquisa. Objetivo: avaliar o e-learning para enfermeiros sobre o processo de medicação com medicamentos de ação vasoativa. Métodos: Trata-se de pesquisa de natureza interventiva que utilizará a abordagem da metodologia da Pesquisa Baseada em Design apoiado no caminho percorrido por Bittencourt e Struchiner que provém do ciclo de quatro fases descrito por Reeves: Análise do problema educativo, desenvolvimento do artefato pedagógico, intervenção e avaliação e, análise retrospectiva para produzir princípios de design. O desenvolvimento do artefato educativo será pautado na teoria do ciclo de aprendizagem de David Kolb. A matriz teórica para a análise de toda a investigação será ancorada na teoria da aprendizagem experiencial e aquisição de competências de Patrícia Benner.
Palavras-chave
   segurança do paciente, drogas vasoativas, unidade de terapia intensiva de adulto, educação à distância, pesquisa baseada em design
Público-Alvo
  A amostra nesta etapa será de 30 pessoas. Qualquer pessoa que atenda aos critérios de inclusão poderá se inscrever no e-learning, contudo, apenas as 30 primeiras inscrições efetivadas serão contempladas. Nesta fase os sujeitos deverão atender aos critérios de inclusão: Ser enfermeiro e que tenha ou já teve experiência no processo de medicação em âmbito hospitalar. Ressaltamos que para participar deste estudo, os sujeitos serão convidados pelo pesquisador por meio de ampla divulgação via internet. A participação nesta pesquisa será condicionada por meio do consentimento do participante, ou seja, a partir da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE virtual . Enfatizamos ainda que a qualquer tempo o participante tenha o direito de desistir deste estudo sem qualquer ônus para o mesmo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar