«« Voltar
roda de choro na ufpe
Protocolo do SIGProj:   339144.1818.84994.19112019
De:21/12/2019  à  20/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Artur Duvivier Ortenblad
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Unidade de Origem
  MÚSICA - MÚSICA
Resumo da Ação de Extensão
  O intuito do projeto Roda de Choro na UFPE é desenvolver o domínio da linguagem do choro, através do aprendizado de repertório e da prática de improvisação. Uma reunião semanal será realizada, no formato de roda de choro, em que os músicos tocarão peças do repertório tradicional do choro, e na sua execução, treinarão como realizar solo, acompanhamento e improvisação. Pernambuco tem uma grande tradição de choro, com compositores de vários períodos diferentes, como João Pernambuco, Felinho, Capiba, Severino Araújo, e até mesmo Luiz Gonzaga. A cidade também conta com rodas regulares e vários espaços com apresentações regulares de grupos de choro. No entanto, na UFPE não existe uma disciplina que contemple o choro e sua prática, apesar de haver entre o corpo discente pessoas que tocam choro profissionalmente. Essa proposta visa congregar alunos com diversos níveis de experiência e desenvolvimento no choro. isso lhe amplia o potencial didático, já que na dinâmica da roda de choro, todos aprendem juntos e todos se aperfeiçoam de acordo com suas necessidades. É inegável a contribuição que a academia tem dado nesse projeto a partir da atuação de seus professores, que compartilham seu conhecimento oriundo de pesquisa de repertório, em suas aulas e na sua atuação como instrumentistas. Essa interação permite que mais pesquisas sejam feitas, tendo como consequência a ampliação do repertório e a publicação de novos métodos de ensino do choro, contribuindo assim para a sistematização e divulgação do gênero para todo o Brasil e até outros países.
Palavras-chave
   prática musical, roda de choro
Público-Alvo
  alunos do depto de música frequentadores do CAC como ouvintes (discentes, docentes, técnicos e externos)
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
«« Voltar