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CLUBE DE LEITURA – EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GÊNERO: INDÍGENAS, AFRICANIDADES E AFRICANISMOS
Protocolo do SIGProj:   337188.1810.21725.19082019
De:20/09/2019  à  20/09/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Maria de Lourdes Silva
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto intenciona a promoção de atividades de leituras de livros, textos, contextos, vídeos, filmes, etc., para aprimorar debates referentes a Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero, com ênfase no ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira-Africana, conforme determinam as Lei Nºs 10. 639/2003 e 11.645/2008 o Parecer CNE/CP n° 003/2004, de 10/03/2004, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e o e ao Parecer Orientativo Nº 131/05 do CEE/MS, que estabelecem que as Leis e os demais documentos operativos citados conduzem ações de enfrentamentos a discriminação e aos racismos, deliberando que é responsabilidade de todos os elos do sistema de ensino brasileiro, inclusive o superior fomentar ações pedagogicamente inovadoras com o intuito de contribuir na discussão sobre a importância dos indígenas, africanos e seus descendentes no Brasil e no mundo. A proposta em questão, iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Planejamento Educacional e Políticas para as Relações Etnicorraciais/ GEPPHER. Esta iniciativa contempla o que está previsto na modificação ocorrida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no sentido de ser um instrumento de disseminação das contribuições da cultura indígena e negra, articulado com estudos de gênero e educação, e a relevância de que tal informação alcance entidades, estudantes e professores interessados em ampliar e desenvolver outras maneiras de nos relacionarmos, e a partir de ações contribuirmos na construção de uma sociedade sul-mato-grossense, quiçá brasileira mais ética, solidária, democrática.
Palavras-chave
   Educação das relações étnico-raciais, Cultura Indígena, Africanidades, Relações de Gênero e Educação.
Público-Alvo
  Alunos dos Cursos da UEMS/CG, sobretudo as Licenciaturas; Profissionais do sistema de ensino; Professores dos Cursos de Pedagogia e Letras Espanhol;Professores da Redes públicas e privadas; Acadêmicos Egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia/UEMS-CG; Sindicatos; COORDENADORIA DO COMITÊ DE DIVERSIDADE E IGUALDADE RACIAL DA ÁGUAS GUARIROBA; ONG- Grupo de Mulheres Negras da Comunidade Tia Eva/GEMUNE.; Grupo de Estudo e Pesquisa em Planejamento Educacional e Políticas para as Relações Etnicorraciais/ GEPPHER/UEMS/CG.; Movimento Negro Unificado- MNU/CG.; Comunidade em Geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   silvalou@uems.br; marideli8@hotmail.com; nilvahe@hotmail.com; sabrinaproposito@gmail.com; narrimanmedrade@gmail.com;
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