«« Voltar
CIÊNCIAS HUMANAS E PRÁTICAS ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Protocolo do SIGProj:   335898.1810.335377.09072019
De:13/08/2019  à  25/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Reginaldo Peixoto
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Paranaíba - Unidade Universitária de Paranaíba
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de
Resumo da Ação de Extensão
  A formação de Professores no Brasil tem sida uma área de estudos que vêm fomentando grandes discussões nos espaços acadêmicos, pois de acordo com as Diretrizes Nacionais, contribui para maior entendimento do professor sobre as relações sociais escolares, sobre a aprendizagem docência e contribui para melhores níveis de aprendizagem dos educandos. Assim, ao recebermos a solicitação da Secretaria Municipal de Educação do Município de Paranaíba e, a fim de cumprir com o papel da Universidade que é de disseminar o conhecimento, pretendemos não somente atender ao pedido, como também implementar momentos de estudos e pesquisas, que colaborem para uma melhor compreensão da área de atuação: história e Geografia e melhorar as relações dos professores com o ensino, com os educandos e com a comunidade escolar. Para isso, os docentes serão levados a pensar a História e Geografia a partir dos espaços de vivência dos alunos, suas histórias de vida e as transformações ocorridas tanto nos espaços geográficos como sociais ao longo dos tempos, de modo que levem seus alunos a se sentirem sujeitos históricos e responsáveis pelas transformações sociais e ambientais.
Palavras-chave
   Ensino-aprendizagem, História, Geografia.
Público-Alvo
  Sarão disponibilizadas 15 vagas para professores da Rede Municipal de Educação de Paranaíba e 05 vagas para acadêmicos do curso de Pedagogia do campus de Paranaíba.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   regi.peixoto77@gmail.com - professor da UEMS lidiane_nane@yahoo.com.br - Responsável da Secretaria Municipal de Educação de Paraníba
«« Voltar