«« Voltar
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
Protocolo do SIGProj:   335813.1810.326550.18062019
De:01/08/2019  à  29/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Christino Macedo
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Unidade de Origem
  DPG - Divisão de Pós-Graduação
Resumo da Ação de Extensão
  A Educação em Saúde (ES) está conceituada enquanto estratégia fundamental de prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), dentre estas a DRC, síndrome clínica que causa a perda lenta e irreversível da função renal. Assim o principal objetivo da ES direcionada ao nefropata é retardar a progressão dos estágios da doença minimizando seus agravos e comorbidades por meio da implementação de ações educativas que enfatizem mudanças no estilo de vida, da dieta e uso adequado de medicamentos, além de, fornecer orientações sobre as particularidades da doença, sejam fisiopatológicas e ou sobre direitos sociais ao novo estilo de vida. O objetivo do projeto será realizar ações educativas sobre a Doença Renal Crônica, culminando na construção de uma tecnologia educativa. O mesmo será realizado para os pacientes renais crônicos atendidos no Ambulatório de Nefrologia do HU/UFGD, localizado no município de Dourados/ MS. A equipe de trabalho envolverá acadêmicos do curso de Enfermagem, docentes e discentes do programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As ações serão realizadas na sala de espera do Ambulatório de Nefrologia do HU/UFGD. Para construção da tecnologia educativa serão realizadas oficinas utilizando a educação dialógica, sendo os temas definidos a partir do que foi apresentado como relevante pelos participantes. Ressalta-se que todo o processo educativo será avaliado pelos participantes ao final de cada oficina e a tecnologia educativa a ser construída será no formato escolhido por estes.
Palavras-chave
   Doença Renal Crônica, Educação em Saúde, Ações Educativas.
Público-Alvo
  As oficinas serão realizadas na sala de espera do ambulatório de nefrologia do HU/UFGD. Assim por meio das oficinas será alcançado um público estimado de 50 pacientes.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Os participantes serão contactados na sala de espera do ambulatório de Nefrologia do HU/UFGD. Assim, no momento que eles estiverem aguardando a consulta com o nefrologista serão convidados para participar das oficinas.
«« Voltar