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Futebol simulado de robos - Introdução ao ROBOCup
Protocolo do SIGProj:   335746.1810.8198.27062019
De:01/08/2019  à  30/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Delair Osvaldo Martinelli Júnior
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Sistema de Informação - Coordenação do Curso de Sistemas de Informação
Resumo da Ação de Extensão
  A idéia de robôs jogando futebol foi mencionada pela primeira vez pelo professor Alan Mackworth (Universidade de British Columbia, Canadá) em um artigo intitulado “On Seeing Robots” apresentado no VI-92, 1992, e mais tarde publicado em um livro Visão Computacional: Sistema, Teoria e Aplicações, páginas 1-13, World Scientific Press, Singapura, 1993. A RoboCup é uma federação internacional de futebol de robôs. Seu objetivo é organizar eventos com robôs físicos e robôs simulados em computador. A primeira competição ocorreu em 1997 e contou com cerca de 40 times e em torno de cinco mil telespectadores. Para a programação de time de robôs, é necessária a utilização de técnicas de inteligência artificial, mais especificamente sistemas multiagente. Esse tipo de sistema compreende unidades autônomas, isto é, com sua própria experiência e capacidade de tomar decisões independentemente da existência de outros agentes. Nosso objetivo é fornecer um curso introdutório à plataforma de simulação de futebol de robôs em 2D fornecido pela RoboCup com suporte para o desenvolvimento dos times e a organização de uma competição entre os participantes do projeto.
Palavras-chave
   programação, simulação, futebol, multiagente, robo
Público-Alvo
  Alunos de graduação da area de informática
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   delair@comp.uems.br
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