«« Voltar
CJS - CONSULTORIA JURÍDICA & SOCIAL - EMPRESA JÚNIOR
Protocolo do SIGProj:   333992.1810.254085.20052019
De:19/07/2019  à  19/06/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Geovane Ferreira Gomes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Paranaíba - Unidade Universitária de Paranaíba
Unidade de Origem
  Gerência de Paranaíba - Gerência de Unidade
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de extensão visa englobar, subsidiar, oferecer treinamento, capacitar os discentes dos cursos de Ciências Sociais e Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS vinculados a Empresa Junior local no que tange à suas especificas formações quanto a consultorias, pesquisas, assessoramento e outras atividades afins. Visa a organizar cursos, treinamentos e acompanhamento dos discentes na realização de parcerias e das atividades inerentes. A proposta visa a, sobretudo, ampliar a relação com a sociedade por meio do oferecimento de serviços profissionais a órgãos públicos e entidades privadas interessadas nas atividades oferecidas pela empresa júnior. Em face ao exposto, o projeto se sintetiza como um instrumento de apoio aos discentes por meio da orientação de professores qualificados dos cursos de Ciências Sociais e Direito. O projeto em tela possui como duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período ou findo prazo com nova propositura. O fecundo campo das empresas juniores em nível nacional ainda não foi plenamente explorado em Paranaíba, sendo neste sentido um nicho significativo para abordagens. Sob este contexto, promover a ação interdisciplinar entre cursos e trazer oportunidades que alavanquem as carreiras profissionais é uma oportunidade que visa a, sobretudo, alavancar a qualificação profissional dos discentes.
Palavras-chave
   Ciências Sociais, Direito, Empreendedorismo, Empresa Júnior
Público-Alvo
  Direto / Primário: Estudantes dos cursos de Ciências Sociais e Direito pertencentes aos quadros da empresa Junior. Indireto / Secundário: Empresas, Instituições públicas, privadas, e não-governamentais, além da comunidade interessada. Nota 1: A empresa júnior recebeu em sua reunião de abertura a visita e o apoio de vereador Ailson Antonio de Freitas Silva (Binga), interessado nas atividades da empresa junior. O que demonstra a viabilidade da ideia é o interesse da comunidade local e é a ele que se refere o membro participante de Instituições Governamentais Municipais. Nota 2: Dentre os projetos que se encontram em estudo e avaliação pela equipe da empresa júnior, alguns são de alcance regional, outros de alcance local, o que afeta muito o público beneficiado pelas ações da empresa júnior. Por exemplo: a) Suporte à implantação de política pública de combate ao mosquito da dengue: - Público alvo direto: Secretaria Municipal de Saúde, incluindo postos de saúde (Estimativa: 15 pessoas) - Público alvo indireto: Parte da população urbana do município. Estimamos uma área delimitada de um bairro piloto: 100 pessoas b) Suporte à implantação de junta de conciliação móvel: - Público alvo direto: Justiça Municipal (Estimativa: 3 pessoas) - Público alvo indireto: População (30 pessoas) c) Programa de incentivo à diversidade nas empresas: - Público alvo direto: Empresas de médio e grande porte da região (Estimativa - RH de 5 empresas: 5 pessoas) - Público alvo indireto: Funcionários (chefias) das empresas (20 pessoas) d) Como são projetos em avaliação, optamos aglutinar esse público alvo sob o rótulo 'Outros' na tabela abaixo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Prof. Ailton de Souza Prof. Alessandro do Prado Prof. Fabrício Muraro Novais Prof. Geovane Ferreira Gomes Nota: oportunamente, após o estabelecimento da Empresa Júnior, haverá nomes de alunos.
«« Voltar