«« Voltar
SuperAção: espaço terapêutico para mães de recém-nascidos hospitalizados e de apoio ao aleitamento materno exclusivo (ANO VI e VII)
Protocolo do SIGProj:   333359.1833.2589.03052019
De:01/05/2019  à  29/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Eliane Rolim de Holanda
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  ENFERMAGEM - NÚCLEO DE ENFERMAGEM
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto SuperAção tem como objetivo desenvolver estratégias para promoção da saúde de recém-nascidos hospitalizados em UTI-Neonatal ou em Alojamento Conjunto instrumentalizando a autonomia das mães/família no processo de cuidado da criança por meio de metodologias ativas de educação em saúde.. Desde 2014 desenvolve ações no Hospital Estadual João Murilo de Oliveira, localizado em Vitória de Santo Antão-PE. A equipe de execução é composta por docentes e alunos de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória, docente e alunos de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste, alunos do Programa de Residência Multiprofissional (psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos) e profissionais de saúde do lócus do projeto. O público-alvo são mães abrigadas no hospital para acompanhamento da evolução clínica dos filhos recém-nascidos internados na UTI-Neonatal, bem como, contempla o atendimento as puérperas e suas famílias do Alojamento Conjunto. Serão desenvolvidas oficinas de educação em saúde com metodologias ativas voltadas as linhas de atuação do projeto. Dentre estas, destacam-se: o cuidado integral à saúde do recém-nascido à termo, prematuro e/ou de alto risco, o estímulo ao aleitamento materno exclusivo, a prevenção da morbimortalidade infantil e a geração de renda destinada a grupos de mães em vulnerabilidade social. Espera-se contribuir com a formação acadêmica ao promover intercâmbio entre universidade, serviço e comunidade com vistas a melhoria da saúde e qualidade de vida da população materno-infantil.
Palavras-chave
   Apoio Social, Recém-Nascido Hospitalizado, Promoção da Saúde, Educação em Saúde
Público-Alvo
  O público-alvo será composto por mulheres abrigadas na Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP) para acompanhamento de seus filhos recém-nascido de risco hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neonatal) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), bem como, por puérperas e suas famílias do setor de Alojamento Conjunto. Este hospital é referência em obstetrícia e gestação de alto risco tipo II no plano de ação da Rede Cegonha da I Região de Saúde do Estado de Pernambuco, realizando uma média de 300 partos por mês. Mediante as novas diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, estabelecidas na Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, homologada pela Portaria MEC nº 1.350 de 19 de dezembro de 2018, destaca-se que o público alvo da ação proposta se estende a todos os envolvidos, a saber: alunos, professores, funcionários do hospital lócus da ação, pessoas da comunidade e estudantes do Programa de Residência Multiprofissional. Tal aspecto perpassa pelo entendimento do estudante como protagonista de sua formação técnica e cidadã (o qual lhe permite se reconhecer como agente de garantia de direitos, deveres e transformação social) e do entendimento de que as necessidades, advindas da população, são tomadas como novas expectativas de serviços que a sociedade demanda da universidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   E-mail da coordenadora do projeto: elianerolim@yahoo.com.br
«« Voltar