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Seminário de Língua de Sinais, Identidades e Cultura Surda de Gurupi-TO
Protocolo do SIGProj:   332448.1876.189849.01072019
De:01/07/2019  à  03/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Renato Jefferson Bezerra Leão
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUPN - Campus de Porto Nacional
Unidade de Origem
  LIBRAS - Letras Libras
Resumo da Ação de Extensão
  A língua de sinais utilizada no Brasil é uma língua de complexidade e atributos comparáveis a qualquer outro sistema dessa natureza. Mas, esse status ainda é desconsiderado principalmente na implementação de políticas de inclusão envolvendo a comunidade surda brasileira, que muitas vezes não tem assegurados os direitos à sua língua e cultura. Os motivos para tal entrave são diversos, mas, certamente, uma das causas é a insistência da sociedade majoritária em enxergar deficiência no surdo, desprezando sua forma de significar o mundo. A comunidade surda brasileira conquistou o reconhecimento legal de sua língua, identidades e cultura, um patrimônio imaterial. Com a língua de sinais, os surdos podem usufruir de direitos constitucionais fundamentais, como a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, porque todos eles perpassam pela língua em uso. Resgatam também o direito à participação, com a garantia da presença de intérpretes de libras e ouvintes sinalizadores em diversos fenômenos da vida cotidiana, em que estabelecemos as nossas relações sociais. O Língua de Sinais, Identidades e Cultura Surda de Gurupi-TO tem como objetivos dar visibilidade à libras e promover discussões envolvendo direitos humanos, linguísticos, em torno da comunidade surda brasileira, adentrando em contextos dos mais diversos: educacionais, laborais, culturais e outros.
Palavras-chave
   Língua de sinais, cultura surda, acessibilidade, inclusão, educação bilíngue
Público-Alvo
  A proposta do evento intitulado Língua de Sinais, Identidades e Cultura Surda de Gurupi é proporcionar aos participantes discussões sobre o ser surdo enquanto integrante de uma comunidade linguística, que faz significação de mundo através da diferença surda, longe do paradigma da deficiência. A proposta também pretende discutir temas sobre acessibilidade, organização da escola, cultura surda, escrita de sinais, e demais temas envolvendo a comunidade surda brasileira. Hoje o Brasil apresenta uma demanda crescente por profissionais capacitados em libras, para a implementação de políticas linguísticas para atender a legislação sobre ensino bilíngue. Nesse sentido, a Universidade Federal do Tocantins, atende essa proposta, de promover essas discussões com alunos da educação básica.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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