«« Voltar
Cine-formação: desafios de inclusão e diversidade na escola
Protocolo do SIGProj:   332255.1810.201611.27062019
De:29/08/2019  à  28/05/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Magda Carvalho Fernandes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Letras-Inglês - Coordenação do Curso de Letras-Port/Ing
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Cine Formação: desafios de inclusão e diversidade na escola promoverá a projeção de filmes que trazem a linguagem do cinema onde, com suas imagens carregadas de ambivalência e plasticidade, apresentam um olhar mais crítico e menos ingênuo acerca de discussões que permeiam posturas e posicionamentos relacionados a questões que polemizam na sociedade atual. Os filmes serão explorados e discutidos em sua essência segundo a perspectiva da inclusão e diversidade na escola, em diferentes contextos e situações. Além disso, serão desenvolvidas reflexões estimulando sensibilizar os participantes às questões enfatizadas nas diferentes películas. Os processos escolares como formadores estão diretamente articulados com o preparo daqueles que orientam a formação, ou seja, os/as professores/as. Enfocar essa temática é mais do que discutir questões relativas às diferentes expressões do preconceito e discriminação na escola, mas contribuir com a construção de uma cultura comprometida com relações de concretude histórica de respeito às diversidades. O tema da inclusão/exclusão de alunos/as no contexto escolar tem ocupado lugar considerável nos debates do universo profissional do/a professor/a da educação básica e portanto, espera-se com esse projeto, ao lançar mão da linguagem do cinema, possibilitar a formação inicial e continuada de professores/as que questionem suas práticas, voltando-se para a superação de preconceitos, considerando as diferenças e valorizando a diversidade nos diferentes lugares de sua ação profissional, social e cultural.
Palavras-chave
   Cinema e educação, Inclusão e diversidade escolar, Formação docente
Público-Alvo
  O público-alvo do Projeto é formado de; -Professores/as da rede estadual de ensino / Dourados - Acadêmicos/as de licenciaturas da UEMS
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato para divulgação será feito com os alunos e com as/os professoras/es da rede pública estadual de ensino - Dourados/MS.
«« Voltar