«« Voltar
MORFOMANIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA MORFOLOGIA HUMANA
Protocolo do SIGProj:   331894.1828.274469.17042019
De:02/05/2019  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Mariza Brandao Palma
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal
Resumo da Ação de Extensão
  O ensino das ciências morfológicas envolve grande conteúdo programático. O tecnicismo e o tradicionalismo das escolas faz com que o ensino da morfologia se torne algo mecânico e engessado, podendo se tornar desinteressante. Buscamos, com esse projeto, uma alternativa dinâmica, lúdica, mais participativa que envolve e atrai o interesse do aluno para a área citada anteriormente, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, a fixação, a criticidade e a conscientização sobre as formas biológicas, favorecendo a relação do conteúdo a ser apreendido com a imagem que o aluno tem sobre o próprio corpo. O 'jogo' foi selecionado como agente facilitador do processo ensino/aprendizagem. O público alvo são alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade do Recife. A esses alunos serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre um sistema anatômico. Logo em seguida, será aplicado um jogo que necessariamente envolve perguntas e respostas referentes ao tema da aula. A periodicidade será mensal, onde será abordado um sistema ou aparelho anatômico a cada intervenção. Os jogos serão variados, não seguindo a mesma dinâmica em todos os sistemas. Cada jogo deverá possuir regras próprias. Desta forma, pode-se privilegiar a construção do conhecimento de formas diferentes: conhecimento específico do tema abordado, interação com o grupo, capacidade de comunicação, facilitação da interação social, incremento na compreensão e aquisição da linguagem. Pode-se atribuir algum tipo de premiação, mesmo que simbólica, ao aluno ou grupo vencedor, como forma de agregar estímulo e interesse em responder um maior número possível de questões de forma assertiva.
Palavras-chave
   ensino médio, educação, ensino-aprendizagem, jogo pedagógico, morfologia
Público-Alvo
  A abordagem dos sistemas anatomicos sera destinada a alunos do ensino medio
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar