FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NOS ANOS INICIAIS
Protocolo do SIGProj: 330847.1829.92228.15042019
De:25/05/2019 à 29/12/2020
Instituição
UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
CUAR - Campus de Arraias
Unidade de Origem
PED - PEDAGOGIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
Este projeto de formação docente tem como objetivo promover a integração Universidade/Escola-parceira promovendo a inserção do Licenciando em pedagogia na pratica da docência; desse modo, as ações serão desenvolvidas no âmbito da elaboração dos saberes para docência, da formação de professores para a aprendizagem e o ensino de matemática, visando o desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. A metodologia está pautada tanto nas ações da formação docente, das concepções de educação matemática, da apropriação dos saberes pedagógicos para a docência, dos saberes para o ensino de matemática, do desenvolvimento de atividades de aprendizagem de intervenção direta no ambiente escolar. Além de fortalecer a apropriação de conceitos e desenvolvimento do pensamento envolvendo noções matemáticas implícitas nas diversas práticas sociais envolvendo a proposição de ações por meio de atividades de aprendizagem tendo como intuito de fortalecer a formação inicial num espaço de formação que possa integrar a teoria e a prática. De modo que o processo ensino-aprendizagem integralizando diferentes atividades que estabeleça a apropriação efetiva e significativa. Os alunos serão avaliados a partir de várias atividades elaboradas pelos graduandos, periodicamente, e no final do processo de intervenção e também serão avaliados a partir de suas produções escritas, relatos de experiências, análise da própria pratica ou outro trabalho, de cunho científico com exposição e discussão das mesmas com o grupo de estudos sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos da escola-parceira e com todo curso de pedagogia e/ou outros eventos dessa natureza.
Palavras-chave
aprendizagem, docência, ensino de matemática, Formação
Público-Alvo
Alunos do curso de Pedagogia
Situação
Atividade CONCLUÍDA
Contato
rosimeirear@uft.edu.br