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Avaliação da saúde ocular em alunos de escola pública de Campo Grande – MS através de escalas visuais
Protocolo do SIGProj:   330539.1843.276108.01042019
De:31/07/2019  à  31/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Vinicius de Almeida Silva
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Medicina - Coordenação do Curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Seguindo a estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, é possível considerar que no Brasil tenhamos cerca de 29 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente (CBO, 2015). Além disso, globalmente 285 milhões de pessoas possuam deficiência visual, dos quais 39 milhões são cegos (CBO, 2015). Os erros de refração não corrigidos são a principal causa de deficiência visual entre as crianças brasileiras (KARA-JOSÉ, VENTURA e KATA-JR, 2007). O impacto social e econômico das doenças oculares é de grande relevância, visto que influem direta e negativamente no rendimento escolar e na socialização da criança (NEGREL, 1998). Daí a importância da identificação e tratamento precoces das moléstias oculares, principalmente, as ametropias, aquelas que cursam com erros refrativos: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Portanto, o presente projeto pretende avaliar a saúde ocular de estudantes de escola pública de Campo Grande – MS, através de escalas visuais, tais como a escala de Snellen, fazendo-se, assim, uma triagem oftalmológica para a detecção de doenças oculares e, consequentemente, a prevenção da cegueira infantil e avaliação do perfil de erros refracionais, encaminhando para a atenção primária aqueles, cujos resultados dos testes visuais apresentem-se alterados.
Palavras-chave
   estudantes, escala de Snellen, doenças oculares, Saúde ocular
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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