«« Voltar
Cadastro de Doadores de medula óssea na UFT
Protocolo do SIGProj:   328919.1829.321538.25032019
De:25/04/2019  à  25/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Andrea Furtado Bruno Figueiredo
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  MED - MEDICINA
Resumo da Ação de Extensão
  A medula óssea é um tecido esponjoso e líquido gelatinoso que se encontra no interior dos ossos, chamado popularmente de 'tutano'. Esse tecido é importante porque ele é capaz de produzir os principais componentes sanguíneos: hemácias, que são os glóbulos vermelhos, leucócitos, os glóbulos brancos e plaquetas. Quando essa síntese é comprometida, isso pode afetar uma série de funções essenciais e vitais do corpo humano, como o transporte de oxigênio dos pulmões para as células que é realizado pelas hemácias por exemplo. Dessa forma, o cadastro de doadores de medula óssea é de suma importância no âmbito da saúde, tendo em vista que esse ato, além de salvar vidas, pode ser benéfico no tratamento de aproximadamente 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Nesse contexto, foi observada a necessidade de se informar mais a população de Palmas acerca desse cadastramento, uma vez que ele é acessível e pode salvar vidas. Sendo assim, o evento busca, em um primeiro momento, informar os participantes sobre o que é medula óssea e qual a importância do cadastro, bem como efetuar o cadastramento dos interessados.
Palavras-chave
   Medula óssea, Doação, Importância, Cadastramento
Público-Alvo
  O público-alvo será os estudantes dos diversos cursos de graduação oferecidos na Universidade Federal do Tocantins- Câmpus Palmas que estejam interessados em realizar o cadastro como doador de medula óssea.
Situação
  Atividade
Contato
   Quaisquer dúvidas ou informações com relação ao evento entrar em contato com Liga de Oncologia da UFT através do endereço de e-mail ligadeoncologiauft@gmail.com.
«« Voltar