«« Voltar
CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: NOVAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS
Protocolo do SIGProj:   327376.1610.101101.12032019
De:30/04/2019  à  29/02/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Josimar de Aparecido Vieira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa tem a finalidade de compreender por que profissionais formados em cursos superiores de tecnologia e bacharelados estão frequentando o curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Pretende-se realizar a pesquisa no IFRS – Campus Sertão, no curso citado, que é oferecido na instituição desde 2010. Serão envolvidos estudantes que estejam regularmente matriculados no referido curso no ano de 2019, perfazendo um total de 77 estudantes. Como instrumentos para a coleta de dados serão utilizados questionários com questões abertas e fechadas, onde os estudantes envolvidos farão apontamentos sobre os motivos/razões que os levaram a frequentarem o curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no IFRS – Campus Sertão. Os dados obtidos serão confrontados com pesquisa bibliográfica, que fundamenta e orienta todo o trabalho e a execução será por meio da forma de estudo de caso. Com estes procedimentos e a análise dos dados obtidos, espera-se contribuir para o processo ensino-aprendizagem desenvolvido neste curso e pra o processo de formação inicial de professores para atuar na educação profissional. Destarte, a pesquisa, se realizada, será de grande valia para minha formação profissional bem como para a carreira acadêmica.
Palavras-chave
   Formação pedagógica., educação profissional, formação de professores
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade UNIDADE GERAL
Contato
  
«« Voltar