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Programação como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional e social
Protocolo do SIGProj:   326548.1840.215422.06032019
De:01/05/2019  à  29/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  André Augusto Andreis
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Atualmente, a internet das coisas, a manufatura aditiva, a inteligência artificial e a robótica colaborativa constituem pilares da Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0. Para atender às necessidades da Indústria 4.0 surgiu a Educação 4.0, onde o estudante aprende por meio de projetos colaborativos utilizando estratégias baseadas em metodologias ativas de ensino. Uma ferramenta considerada essencial na Educação 4.0 visando preparar os estudantes para as profissões do futuro é a programação, a qual desenvolve o raciocínio lógico, auxilia na organização pessoal, estimula a persistência para a resolução de problemas, entre outros benefícios. Mais além, a programação aplicada a placas eletrônicas possibilita ao estudante concretizar suas ideias, inspira a criatividade e relaciona o mundo digital com o mundo real. Sendo que esta prática tem sido uma constante nos últimos anos em países desenvolvidos, este projeto indissociável propõe desenvolver uma sequência didática para o ensino de programação aplicada a placas eletrônicas por meio de metodologias ativas. Pretende-se pesquisar sobre metodologias ativas e placas eletrônicas programáveis com viés educacional. Serão realizadas oficinas de programação para estudantes da comunidade externa ao Campus. Serão aplicados questionários aos participantes visando obter dados qualitativos sobre a sequência didática aplicada e a forma de ensino proposta. Como resultados de cunho profissionalizante, ter-se-á um conjunto de projetos para o ensino de programação, uma sequência didática de aplicação dos projetos elaborados e o fortalecimento do aprendizado de programação. Como cunho social, o estímulo ao trabalho colaborativo e à organização pessoal.
Palavras-chave
   Programação, Educação 4.0, Metodologias Ativas
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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