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A experimentação como ferramenta de ensino e aprendizagem de Física
Protocolo do SIGProj:   326434.1840.184154.06032019
De:01/05/2019  à  29/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Tiago Belmonte Nascimento
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Como continuidade aos projetos desenvolvidos nos anos anteriores, 2016 à 2018, onde focou-se no ensino experimental da Óptica Geométrica, neste projeto pretendemos, através de uma pesquisa teórico experimental desenvolver Unidades Didáticas Experimentais que visem uma compreensão mais ampla dos conceitos da Física Clássica e Moderna e aplicá-las nas aulas experimentais de Física do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Buscando aproximar a Física apresentada na sala de aula com a realidade do aluno, adotou-se a Teoria de Ausubel como referencial teórico. Podendo assim, proporcionar aos alunos um caminho alternativo à matematização e memorização de conceitos. Os resultados deste projeto podem servir de embasamento e/ou como proposta de atividade, para os professores de Física do Ensino Médio e superior, bem como para professores de outras áreas da Ciências, trabalhando assim a interdisciplinaridade.
Palavras-chave
   Teoria de Ausubel, Física Moderna, Física Experimental, Ensino de Física, Física Clássica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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