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Meu mundo, seu mundo, nosso mundo - transição entre a vida na aldeia e a vida urbana
Protocolo do SIGProj:   326259.1862.313139.05032019
De:10/04/2019  à  09/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUM - Campus de Miracema
Unidade de Origem
  Psicol - Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O encontro entre os indígenas Xerente, em sua maioria, e a comunidade acadêmica da UFT ocorre, principalmente, quando do ingresso dos primeiros nessa comunidade como alunos. Pressupõe-se que, a partir da permissão para o ingresso do indígena na universidade, ele esteja pronto para enfrentar os desafios que acompanharão o percurso acadêmico. De aldeados, estudantes de escolas indígenas vão diretamente para a universidade não-indígena. Não que sejam isolados da cultura urbana não-indígena, mas não aprenderam a transitar nesse mundo tendo adquirido seus hábitos, compreendendo suas regras e convivendo com não-indígenas como se não houvesse essa separação étnica. Com todas essas dificuldades, exige-se do indígena que se adapte a uma nova cultura sem que tenha o conhecimento e o domínio dos recursos necessários. Por conseguinte, o objetivo geral desta ação de extensão é proporcionar um diálogo intercultural entre alunos indígenas do ensino médio e a comunidade acadêmica universitária sobre seus modos de viver e de ver o mundo, em um espaço que de transição entre esses dois mundos: o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente. Serão realizados nove encontros que envolverão alunos do CEMIX que desejem cursar a universidade e alunos do curso de Psicologia da UFT (indígenas e não indígenas). Serão trabalhadas, por meio de oficinas, as perspectivas de cada grupo segundo a perspectiva da teoria da Adaptação proposta por Ryad Simon. As expectativas são a de que esse diálogo possibilite o desenvolvimento de uma atitude positiva e criativa diante das vicissitudes que os indígenas enfrentarão na vida acadêmica.
Palavras-chave
   Saúde mental, EDAO, Educação e subjetividade, Povos tradicionais
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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