«« Voltar
III PROGRAMA DE FORMAÇÃO DISCENTE NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR E DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Protocolo do SIGProj:   324738.1589.41235.02032019
De:01/04/2019  à  29/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Nazaré Pellizzetti Szymaniak
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICS - Instituto de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Propõe-se como atividade de extensão a formação discente junto à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC/UFTM, no desenvolvimento de atividades práticas referentes à aplicação de Protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e de tecnologias de controle da infecção hospitalar, assim como da segurança do paciente. O objetivo deste Programa Extensionista é desenvolver ações para a prevenção o e controle de infecção hospitalar e da segurança do paciente junto ao Comitê de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tendo como filial a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFTM/Filial Ebserh). Para tanto, serão realizadas atividades práticas na vigilância da infecção hospitalar e da segurança do paciente, tanto de pacientes internados quanto egressos, junto aos enfermeiros do CCIH-HC-UFTM. Será feita pela busca ativa e passiva para identificar e notificar as infecções hospitalares, além do seguimento de consultas de retorno pós-operatório no ambulatório de cirurgias do aparelho digestório, ortopédica e plástica. Utilização de instrumentos de avaliação da ANVISA, adotados pelo CCIH. A divulgação das atividades será feita por meio de folders informativos, aulas de educação continuada, sugestões de impresso para o serviço e protocolos de padrões assistenciais. Para tanto os discentes aplicam indicadores hospitalares de controle de infecção hospitalar e da segurança do paciente, conforme o Protocolo institucional do CCIH e junto aos enfermeiros do respectivo setor, cujos resultados serão apresentados na Semana de Extensão da UFTM.
Palavras-chave
   Controle de infecção hospitalar, Segurança do paciente, Interdisciplinaridade
Público-Alvo
  O público alvo é composto por 302 leitos de internação hospitalar ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano, além de 14 salas de cirurgia e 32 leitos no Pronto Socorro conta. Além do seguimento aos pacientes egressos no Ambulatório Maria da Glória, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Pediatria, Centro de Reabilitação e Central de Quimioterapia, totalizando 180 consultórios. Desse modo, o público alvo anual é estimado em 50 pacientes por mês e 450 pacientes ao anos, para esta atividade extensionista.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O contato para divulgação é por meio da Unidade de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC-UFTM e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Hospitalar (LIPH-CNPq/ICS-UFTM).
«« Voltar