«« Voltar
Institutos Federais como espaços de formação para o mundo do trabalho das juventudes contemporâneas
Protocolo do SIGProj:   324660.1817.88246.25022019
De:14/03/2019  à  02/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Marinez Mauer
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Os Institutos Federais foram criados para ofertarem uma educação profissional e tecnológica, gratuita e de qualidade para todo cidadão com qualquer grau de conhecimento. Os Institutos têm, ainda, a finalidade de alavancar o desenvolvimento local e regional, impulsionando o seu crescimento socioeconômico. Bem como, fortalecer a educação profissionalizante, promovendo e divulgando a pesquisa e a extensão. Frente a estes questionamentos culminei no objetivo de minha pesquisa: compreender como o Instituto Federal Campus Osório, contribui na formação dos jovens para o trabalho no contexto contemporâneo. De forma mais específica tenho como objetivos: Conhecer as expectativas dos jovens alunos em relação ao mundo do trabalho; Investigar como os alunos percebem as contribuições do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Osório em sua formação para o mundo do trabalho; entender como os professores definem o papel do IFRS na formação dos jovens alunos para o mundo do trabalho.É visto que as escolas técnicas, amplamente difundidas no cenário brasileiro, contribuem na formação dos jovens. O mundo do trabalho está cada vez mais rigoroso e seletivo ao escolher os seus profissionais, os jovens precisam estar preparados para serem inseridos neste meio, e as escolas técnicas têm este papel de formar jovens qualificados. Entretanto, para perceber a real influência e contribuição advinda destas instituições, busco ouvir os alunos, realizando, assim, uma pesquisa com as juventudes.
Palavras-chave
   Estudo Culturais, Juventudes, Instituto Federal, Trabalho
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar