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POK - Pieces of Knowledge: uma Abordagem de Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseada em Flash Cards e Mapas Mentais
Protocolo do SIGProj:   324071.1817.265040.21022019
De:11/03/2019  à  01/01/2023
 
Coordenador-Extensionista
  Augusto Weiand
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Os AVAs são espaços cada vez mais acessados e discutidos dentro da academia, evidenciando a EAD no contexto da sociedade contemporânea como uma modalidade de educação adequada às demandas educacionais, decorrentes das mudanças pessoais e profissionais vividas atualmente (BELLONI, 2004). Tendo início em cursos semipresenciais, estes ambientes se desenvolvem rapidamente, acompanhando a evolução das TICs, de modo a agregar valor às estratégias de ensino-aprendizagem (MACIEL, 2013; PEREIRA et. al., 2007). Contudo, neste mesmo ritmo percebem-se índices de evasão, que representam 25% - segundo ABED (LITTO, 2017). Alguns estudos (TINTO, 1995; KAMPF et. al., 2014; BELLONI, 2004; SILVA, 2017; JAQUES et. al., 2012; MAURÍCIO e SCHLEMMER, 2006) apontam que além da falta de tempo e/ou dedicação - justificados por estes alunos para sua desistência/evasão - a abordagem mais distante vivenciada em grande parte dos cursos a distância, aliada à falta da figura ativa do professor e dos colegas, interfere diretamente neste índice. O presente projeto busca desenvolver uma abordagem de AVA diferenciada, levando em consideração não somente os conteúdos propostos pelo professor, mas sim as conexões entre eles - aliado à metodologia de aprendizado de flashcards (KRAUSE et. al, 2014; WAZIR, et. al., 2018; NIMA e KAMRAN, 2012; AULIA, 2016; MAT et. al., 2016; KOMACHALI e KHODAREZA, 2012). Busca-se conectar frações dos conteúdos de aula, transformando-os em “pedaços do conhecimento” contidos nos conteúdos, em conjunto com a metodologia de mapas mentais, integrando-os aos flashcards, de aneira que o aprendizado em ambientes EAD possa ser aperfeiçoado, buscando reduzir as taxas de evasão.
Palavras-chave
   Interface Humano Computador, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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