«« Voltar
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC) PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE-MS
Protocolo do SIGProj:   323188.1810.239937.25022019
De:01/08/2019  à  07/08/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Tânia Christina Marchesi de Freitas
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Medicina - Coordenação do Curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de extensão visa suprir as necessidades de conhecimento sobre a doença renal crônica (DRC) dos pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados no program HIPERDIA das Unidades Básicas de saúde conveniadas com a UEMS. estes pacientes necessitam ter acesso a várias informações , com uma linguagem adequada, de forma acessível para que os mesmos possam realizar um processo de auto cuidado para assim prevenir ou retardar o parecimento da DRC. Autocuidado este pautado em mudanças de hábitos, controle do tratamentos a que estão dispostos estes pacientes, e o reconhecimento das complicações das doenças de base . Este projeto consistirá no desenvolvimento de práticas de educação em saúde para estes pacientes. Serão utilizadas estratégias com o foco no entendimento e na prevenção da DRC, sendo realizadas palestras, rodas de conversas, reuniões de grupos, utilizando materiais gráficos - folder, cartas e caderneta, produzidos no projeto RADORC- Rastreio e avaliação da DRC. Também, como parte do projeto, serão efetuadas capacitações de médicos e agentes comunitários de saúde que atuam nas referidas Unidades Básicas de Saúde. Nestes termos o objetivo principal do projeto é promover a prevenção de doença renal crônica (DRC) em pacientes diabéticos e hipertensos das Unidades Básicas de Saúde no município de Campo Grande - MS - Brasil. esperamos desta forma contribuir para minimizar a principal comorbidade relacionadas aos diabéticos e hipertensos que é a doença renal crônica.
Palavras-chave
   Doença Renal Crônica, Diabetes, Hipertensão, Educação em Saúde.
Público-Alvo
  Médicos da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde conveniadas coma a UEMS. Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde conveniadas coma a UEMS. Pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados no programa HIPERDIA das Unidades Básicas de Saúde conveniadas coma a UEMS.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profa Tânia CHristina Marchesi de Freitas
«« Voltar