«« Voltar
GOSTO - UM PUNHADO DE MANDIOCA E UM BOCADO DE CERRADO (Projeto de Inventário de Referências Gastronômicas do Nordeste Goiano e Sudeste do Tocantins)
Protocolo do SIGProj:   321163.1829.276653.23022019
De:30/03/2019  à  20/12/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Thamyris Carvalho Andrade
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUAR - Campus de Arraias
Unidade de Origem
  TurisPatri - Turismo Patrimonial e Socioambiental
Resumo da Ação de Extensão
  O GOsTO cuja sigla mescla os sabores existentes em Goiás e Tocantins é um projeto de extensão da disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura ministrada no curso de Turismo Patrimonial Socioambiental em que se propõe a inventariação das referências gastronômicas do nordeste goiano e sudeste do Tocantins. Compreendendo esses lugares como regiões extremas do centro do Brasil, antes de difícil acesso por limitações geográficas e longe das capitais tanto do estado antigo Goyas, quanto do estado novo emancipado. O objetivo geral deste projeto é fomentar a valorização da culinária regional e seus insumos extraídos do cerrado, preservando o modo de vida das comunidades tradicionais que re-existem neste bioma. Entre os objetivos específicos estão a realização do Festival Gastronômico de Arraias, a elaboração de uma cartilha sobre alguns insumos utilizados no cotidiano das comunidades locais e reginais, a transcrição das produções gastronômicas passadas e a produção de roteiros gastronômicos. O diálogo a que se propõe este projeto justifica-se pela crescente expansão agrícola e forte perda da biodiversidade do bioma cerrado na região e no Brasil. Uma vez acontecendo esta expansão, perde-se em níveis consideráveis as práticas ancestrais que entendidas como verdadeiros ensinamentos dos povos que aqui sobreviveram para contar esta história. Por meio do levantamento bibliográfico e aplicação de pesquisa junto a comunidade almejamos apresentar resultados catalogados que contribuam para a preservação e valorização dos hábitos culinários dos povos e comunidades tradicionais desta região.
Palavras-chave
   comunidades tradicionais, quilombola, gastronomia, cultura, turismo
Público-Alvo
  Representantes das famílias, líderes comunitários (as) responsáveis pela culinária familiar e/ou do grupo das comunidades quilombolas da região.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   61982467190 thamyris.andrade@uft.edu.br
«« Voltar