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Moda e arte: um encontro em Poiret e Kawakubo?
Protocolo do SIGProj:   319962.1817.73180.15012019
De:16/01/2019  à  31/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Camila Carmona Dias
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa baseia-se no entrelaçamento dos campos da moda e da arte, buscando pontuar algumas considerações históricas a respeito dessas duas áreas do saber. A pesquisa, baseada em Goodman (1995), que relata que a pergunta correta não é “O que é arte?”, mas sim: “Quando há arte?”, tentará elucidar não se a moda é arte, mas quando há arte na moda. Para isso, propõe-se a analisar o conceito dos sintomas estéticos de Goodman nos álbuns de moda, de 1908 e 1911, do estilista Paul Poiret, além da campanha publicitária de 1994 da marca Comme des Garçons, da estilista Rei Kawakubo, da Coleção “Dress Meets Body, Body Meets Dress They Are One”. Além disso, a pesquisa propõe realizar uma análise histórico-semiótica, fazendo uso da imagem como fonte histórica. A análise proposta será embasada na teoria semiótica americana de Charles Sanders Peirce, nessa segunda fase de análise, haverá algumas categorias principais de estudo quais sejam: (i) a relação moda-arte de Poiret e Kawakubo com o contexto histórico (ii) as influências de movimentos artísticos nas obras dos estilistas Poiret e Kawakubo; (iii) a relação interdisciplinar na construção das obras de Poiret e de Kawakubo, ou seja as parcerias firmadas com outros artistas para efetivação das obras; (iv) publicidade de moda; (v) discursos sobre a estética do feminino e o papel da mulher na sociedade; (vi) tecnologias e tecidos utilizados para a confecção das vestimentas; (vii) e por fim, a existência de alguma influência de Poiret nas obras de Kawakubo.
Palavras-chave
   Moda. Arte. Paul Poiret. Rei Kawakubo.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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