«« Voltar
'Rumo à Universidade: ações preparatórias de orientação e suporte aos indígenas concluintes do Ensino Médio da Terra Indígena Buriti/MS'.
Protocolo do SIGProj:   31969.976.3293.11022015
De:14/03/2015  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Sonia Filiu Albuquerque Lima
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Letras/Inglês - Coordenação do Curso de Letras/Inglês
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa tem como objetivo orientar os indígenas do último ano do Ensino Médio em escolas indígenas da terra indígena Buriti para adentrarem a universidade, pelo sistema de cotas, mais fortalecidos e preparados para cruzarem as fronteiras culturais, respondendo às demandas da universidade bem como instrumentalizados para produzir diálogos interculturais. O programa visa diminuir as altas taxas de evasão dos indígenas cotistas ocorridas em sua maioria no primeiro ano de universidade quando percebe-se um estranhamento pelas diferenças culturais, agravado por um relativo despreparo em relação às demandas acadêmicas, momento em que o ambiente da universidade acaba se tornando hostil aos indígenas culminando na 'evasão' de grande porcentagem dos ingressantes. As atividades são desenvolvidas nas Escolas de Ensino Médio dentro das nove aldeias indígenas que compõem a Terra Buriti, nos municípios de Dois irmão de Buriti/MS e Sidrolândia/MS, onde existe um elevado número de jovens indígenas neste nível de ensino, muitos deles sem perspectivas quanto a um futuro acadêmico ao assistirem muitos de seus pares entrando na universidade para logo em seguida estarem fora dela.
Palavras-chave
   Cotas, Universidade, Indígenas, Interculturalidade, Étnico-racial
Público-Alvo
  Alunos do terceiro ano do Ensino Médio das escolas indígenas da Terra Indígena Buriti formada por 9 aldeias indígenas.
Situação
  Atividade
Contato
   Divulgação através de visitas aos estudantes nas salas de aulas do Ensino Médio. Através da coordenadora do programa e acadêmicos tutores da equipe executora juntamente como diretor e professores da Escola Indígena cacique N'deti Reginaldo.
«« Voltar