«« Voltar
Abordagens biotecnológicas para o aproveitamento dos resíduos da pesca artesanal através da promoção de ações laboratoriais e lúdicas em bioquímica
Protocolo do SIGProj:   318662.1765.195117.07122018
De:05/02/2019  à  29/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Lucia Figueiredo Porto
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal
Resumo da Ação de Extensão
  A pesca artesanal em Pernambuco é responsável pela subsistência de várias famílias, contribuindo para a geração de renda muito devido por ser considerado um alimento de alto valor nutricional. No processo de filetagem, para cada 1 kg de peixe processado, aproximadamente 60-70% é negligenciado, e tido como subproduto de baixo valor comercial, designados de resíduos. Entre os resíduos, a maior parte são sólidos orgânicos, como cabeça, cauda, barbatanas, nadadeiras, pele, escamas e vísceras internas, que acabam sendo despejados inadequadamente no meio ambiente, contribuindo para com a poluição ambiental. Atualmente, não existem propostas efetivas de (re)aproveitamento desses resíduos, apenas um direcionamento para a confecção de artesanatos (exemplo, uso da pele, escamas). Assim, são incentivadas práticas que possam contribuir para o reaproveitamento desses despejos, através de ações extensionistas de conscientização para a separação desses resíduos por parte dos pescadores, bem como através do desenvolvimento de bioprocessos em laboratório que possam contribuir para o uso dessas matérias-primas, como forma de agregar valor ao produto pesqueiro, propiciando uma atividade economicamente viável e ecologicamente sustentável, haja vista que, esses subprodutos representam uma fonte em potencial de biomoléculas ativas, as quais podem ser aplicadas em diversos processos biotecnológicos. Dessa forma, e com o objetivo de desvendar novas formas de uso dos resíduos do pescado, o presente Projeto visa, através do aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos do pescado, isolar biomoléculas e, bem como inserir a Universidade e a sociedade na educação ambiental e promoção de tecnologia inovadoras incorporando laboratórios da UFRPE como ferramenta de pesquisa e extensão.
Palavras-chave
   bioquímica, enzimas, pesca, lúdico, resíduos
Público-Alvo
  Alunos de graduação do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pescadores artesanais e seus filhos em idade escolar da rede publica de Recife, Olinda e Paulista, Pernambuco.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   analuporto@yahoo.com.br
«« Voltar