«« Voltar
Avaliação e implementação de boas práticas de manipulação de queijos e embutidos comercializados nas cidades circunvizinhas de Garanhuns-PE
Protocolo do SIGProj:   318619.1765.272213.13122018
De:05/02/2019  à  29/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Mendonça
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns
Unidade de Origem
  ADM - Administração
Resumo da Ação de Extensão
  A comercialização de frios fatiados (queijos e embutidos) prontos para o consumo é muito comum em todas as regiões do Brasil. São produtos utilizados para a produção de lanches rápidos, pizzas e salgados, sendo que muitos deles são consumidos em sua forma in natura, sem sofrer nenhum tipo de tratamento térmico. A falta de higiene na manipulação durante o processo de fatiamento, comumente proporciona a contaminação e proliferação por micro-organismos. O equipamento fatiador de frios tem sido implicado em diversos estudos como sendo um dos principais fatores da contaminação dos frios por micro-organismos. Alguns microrganismos possuem a capacidade de formar biofilmes como estratégia para otimizar a sobrevivência e persistência no local, tornando-se mais resistentes às substâncias antimicrobianas e à remoção por agentes comumente utilizados para limpeza e sanificação dos equipamentos. Muitos destes micro-organismos são patogênicos e prejudiciais para a saúde da população, causando surtos alimentares, podendo levar até mesmo a morte dos indivíduos. Portanto, sendo esta uma atividade de alta relevância socioeconômica, a presente proposta visa atuar junto aos locais de venda de queijos e embutidos fatiados nos municípios circunvizinhos a Garanhuns-PE (Jupi, Jucati, Brejão), demonstrando a importância das boas práticas de manipulação e no fracionamento desses produtos aos manipuladores. A partir do diagnóstico dos problemas, ações poderão ser adotadas, voltadas principalmente à educação sanitária, para o conhecimento dos riscos microbiológicos e de boas práticas de manipulação, junto aos manipuladores destes tipos de alimentos.
Palavras-chave
   bactérias, boas práticas de manipulação, educação sanitária, segurança alimentar.
Público-Alvo
  Manipuladores de alimentos que trabalham em estabelecimentos como padarias, minimercados, supermercados, os quais manipulam equipamentos fatiadores e comercializam frios (queijos, presunto, mortadela, etc.) nos municípios de Jupi-PE, Jucati-PE e Brejão-PE. Levando em conta que o treinamento será efetuado para pelo menos dois colaboradores dos estabelecimentos, a referida ação estima atingir em torno de 300 pessoas dos municípios estipulados na ação. A ação visa também, orientar e auxiliar os técnicos das Secretarias de Saúde, responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos, para que os mesmos possam repassar para futuras ações.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Marcelo Mendonça (87) 9.9988-0815 Matheus Galindo Jácome de Carvalho (87) 9.9841-4054 matheusgjc@hotmail.com
«« Voltar