«« Voltar
Estudo Comparativo de Algoritmos de Recognição Automática de Armas de Fogo Aplicados a Imagens de Assaltos no Transporte Público de Pernambuco
Protocolo do SIGProj:   318543.1828.209079.16042019
De:02/05/2019  à  14/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Douglas Véras e Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DC - Departamento de Computação
Resumo da Ação de Extensão
  Na fase inicial deste projeto serão reunidas amostras de vídeos e fotos de assaltos a ônibus para criação de uma banco de dados usando os sites de busca YouTube e Google . Este banco de dados será usado na fase de testes dos algoritmos de recognição de armas. Em uma análise preliminar, foi verificado que as primeiras imagens coletadas possuíam uma série de problemas que poderiam influenciar no desempenho da recognição. Dentre estes problemas estão: baixa resolução das imagens, excesso de ruídos e interferências nas imagens, vários tipos de oclusão da arma, iluminação insuficiente do ambiente, etc. Assim, para ser usado em cenários reais, um algoritmo de recognição de armas deve ser robusto o suficiente para detectá-las, com o máximo de desempenho possível, independente das condições de imagem. No estado da arte, os algoritmos propostos, apesar de terem apresentado resultados satisfatórios, foram testados em cenários artificiais, como imagens de filmes de ação ou propagandas publicitárias de armas. Não existe um estudo conclusivo comparando o desempenho destes algoritmos em cenários reais. Baseado nisso, o propósito deste projeto é determinar qual algoritmo é mais eficaz em cenários reais, baseado em imagens de roubos capturadas por câmeras de segurança de transportes públicos. Num típico roubo a ônibus, um indivíduo armado ameaça usuários a fim de adquirir seus bens. A frequência com esse crime ocorre em Pernambuco motivou esse projeto, bem como a criação de leis obrigando empresas de ônibus a instalar câmeras de vigilância com o objetivo inibir a prática.
Palavras-chave
   transporte público, visão computacional, processamento de imagens, Recognição
Público-Alvo
  À princípio, com sucesso do projeto, a longo prazo, as ações realizadas pela polícia militar (e civil) poderão ser mais eficientes dentro do transporte público pernambucano. Assim, o público alvo, o cidadão pernambucano, será indiretamente beneficiado pelo projeto, bem como as empresas que prestam o serviço de transporte e o sindicato dos rodoviários. O quantitativo desse público está descrito abaixo em forma de estimativa, com base nos dados publicados pelos meios jornalísticos (http://m.leiaja.com/noticias/2018/05/24/ate-maio-ja-sao-mais-de-mil-assaltos-onibus-no-recife/).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   douglas.veras@ufrpe.br
«« Voltar