«« Voltar
NEABI TRAVESSIAS: Bem viver a vida que se tem
Protocolo do SIGProj:   317273.1753.247878.19112018
De:31/01/2019  à  31/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Paula Nogueira Nunes
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DCB - Departamento de Ciências Básicas
Resumo da Ação de Extensão
  'NEABI TRAVESSIAS: bem viver a vida que se tem' é uma ação de extensão contínua do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI-UFVJM realizado em parceria com o Centro Latino de Arte Negra/CLAN em escolas públicas com ensino médio da cidade de Diamantina e região. Essa proposta visa envolver jovens pobres, negros e carentes em um espaço de discussão e trocas de informações sobre os desafios da experiência juvenil no Brasil e sobretudo, informar sobre os meios de acesso e permanência na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM. Por meio de oficinas e palestras buscaremos construir coletivamente um ambiente de reflexão, trabalho da autoestima, formulação de pensamentos críticos e valorização da vida, já que nos indicadores de homicídios e encarceramento no Brasil este segmento é sobre representados. A metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais, desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde/CEDAPS-RJ e aperfeiçoada pelo CLAN, somá na elaboração de conhecimentos práticos extraídos das experiências e saberes existentes junto aos participantes e seus territórios. Buscaremos identificar e catalogar as estratégias de cuidado e proteção presentes na cidade e nas comunidades, sobretudo nas escolas atendidas pelo projeto, que ao final do projeto será transformada em uma cartilha para orientação dos estudantes. As ações se concentrarão nos conteúdos específicos, mas visa o planejamento de estratégias educativas para formulação de pensamentos críticos e criativos das pessoas envolvidas e a adoção de práticas de autocuidado mais saudáveis e em consonância com os recursos locais existentes no que diz respeito as relações étnico-raciais e humanas.
Palavras-chave
   Bem viver, Juventudes Negras, Saúde, Educação, Acesso e permanência
Público-Alvo
  Jovens de 15 a 29 anos matriculados no Ensino Médio de Escolas públicas de Diamantina, seus distritos e municípios vizinhos, Datas, Gouveia e Couto de Magalhães.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Faremos contato via telefone com as escolas e posteriormente enviaremos um material de divulgação físico (cartaz). As redes sociais e canis de comunicação interno de cada escola também será usado para divulgação.
«« Voltar