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Nada Melhor: estimulação aquática para bebês
Protocolo do SIGProj:   317182.1753.44104.19112018
De:31/01/2019  à  31/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Wellington Fabiano Gomes
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEFISIO - Departamento de Fisioterapia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Nada Melhor (NM) tem como objetivo desenvolver as habilidades aquáticas dos bebês e crianças, por meio da exploração da movimentação corporal e controle da respiração na piscina; emponderar os familiares nas atividades e na segurança do uso da piscina, como também nas atividades recreativas. Além disso, busca-se com o projeto desenvolver técnicas e metodologias do ensino de atividades aquáticas, proporcionando a experiência acadêmica aos discentes dos cursos de Fisioterapia e Educação Física no atendimento ao público infantil. O projeto NM é realizado na piscina terapêutica da Clínica Escola de Fisioterapia (campus JK, Diamantina - MG), em dois dias na semana, onde cada turma de bebês/cuidadores o realiza uma vez por semana, com duração de 50 minutos a aula. São regularmente atendidas cerca de 100 famílias por semestre nestas atividades semanais e mais de 35 discentes, estão continuamente envolvidos neste projeto como monitores voluntários.
Palavras-chave
   bebês, natação, estimulação aquática, desenvolvimento infantil
Público-Alvo
  O público alvo é composto de bebês e crianças na faixa etária de 0 a 2 anos e 11 meses de idade (ingresso no máximo com de 1 ano e meio) da comunidade de Diamantina e região, com previsão de 104 crianças. Sendo que os bebês estarão com seus cuidadores (pais, tios, avós, padrinhos, dentre outros responsáveis) que de forma indireta também serão beneficiados devido ao estreitamento dos laços com seus bebês (mais de 150 pais/cuidadores, já que muitos se revezam). Os discentes terão oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do seu curso de graduação, elaborando os planos de atividades, vivenciando a prática do atendimento ao público infantil e fazendo discussão das atividades e avaliação para adequações na qualidade do serviço prestado à comunidade (25 alunos de graduação e 01 aluno de mestrado).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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