«« Voltar
O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos
Protocolo do SIGProj:   317149.1753.303103.19112018
De:31/01/2019  à  31/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Humberto Catuzzo
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Unidade de Origem
  FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto intitulado 'O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos', tem como relevância ampliar o conhecimento de uma parte do conteúdo geográfico vistos nos livros didáticos. Porém, este aborda e faz correlações com a estrutura de formação do relevo (tectonismos, vulcanismos e composição das camadas da Terra), explicando como se originam os solos e que estes estão presentes tanto nas áreas urbanas, quanto rurais, seus usos e impactos. A relevância acadêmica está na possibilidade do discente participante atuar nas escolas realizando as práticas, voltadas para o ensino fundamental II e médio. O projeto tem como público alvo os alunos das escolas de Diamantina e distritos próximos. Como resultado que se espera é que tais ações juntamente com as escolas, venha reforçar o processo de atuação da universidade na comunidade externa, bem como, capacitar o discente em conteúdo teórico e atuação no ambiente escolar.
Palavras-chave
   solos, práticas, ensino, formação
Público-Alvo
  Além dos bolsista e voluntários da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o projeto pode alcançar os: • 3.385 alunos matriculados no Ensino Fundamental II, nas Escolas Municipais e Estaduais de Diamantina; • 2.518 alunos matriculados no Ensino Médio, nas Escolas Municipais e Estaduais de Diamantina; (Dados do Censo Escolar, INEP, 2013). Distribuídos nas 4 (quatro) Escolas Municipais e 15 (quinze) Escolas Estaduais que oferecem o ensino fundamental II (5º ao 9º ano, para os quais os licenciados em geografia são habilitados a ensinar) (números da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais – Cadastro de Escolas Ativas, 2013). De modo indireto, os professores de geografia das redes deverão ser capacitados para o uso e ensino de práticas de solo com suas respectivas turmas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar