«« Voltar
Contribuição na execução do Plano de Conservação Dinâmica do Sistema Agrícola Tradicional dos(as) Apanhadores(as) de Flores Sempre-vivas da Serra do Espinhaço Meridional, MG
Protocolo do SIGProj:   316698.1753.32166.16112018
De:31/01/2019  à  31/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Claudenir Fávero
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FCA - Faculdade de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  DAG - Departamento de Agronomia
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto se insere no programa Serra Viva – Estudos, Assessoria e Apoio as Comunidades Extrativistas da Serra do Espinhaço/Alto Jequitinhonha, fruto da parceria existente entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato (NAC/UFVJM) e o Núcleo de Estudos em Ecofisiologia Vegetal (NESFV/UFVJM) com a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (CODECEX) desde 2010. Visa contribuir com a execução do Plano de Conservação Dinâmica (PCD) do Sistema Agrícola Tradicional dos apanhadores de Flores Sempre-vivas (SAT Sempre-vivas) da Serra do Espinhaço Meridional. O PCD foi elaborado no primeiro semestre de 2018 para compor a candidatura do SAT Sempre-vivas ao reconhecimento pela FAO/ONU como SIPAM (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial) sendo estruturado em cinco eixos de ação. No escopo do presente projeto contribuições serão dadas para a execução de ações relacionadas ao Eixo 1- Integridade da paisagem manejada, cultura e biodiversidade e ao Eixo 3 - Produção agroecológica e agroextrativismo sustentável.
Palavras-chave
   Agroecologia, Comunidades Tradicionais, SIPAM
Público-Alvo
  O público principal se constitui de agroextrativistas de comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas. Serão envolvidos, também, técnicos de instituições governamentais e de organizações nao governamentais.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar