«« Voltar
Implementação da assistência técnica às pisciculturas no estado do Rio de Janeiro (Cópia) 27-11-2014 (Cópia) 07-12-2015 (Cópia) 04-01-2017 (Cópia) 13-03-2017 (Cópia) 06-11-2018
Protocolo do SIGProj:   316306.1760.159396.21012019
De:03/04/2019  à  29/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Róberson Sakabe
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMV - Faculdade de Veterinária
Unidade de Origem
  MZO - Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável
Resumo da Ação de Extensão
  Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de peixes no estado do Rio de Janeiro (RJ), este programa de extensão visa realizar o levantamento das principais pisciculturas e implementar um programa de assistência técnica direcionado aos produtores de peixes. Para tanto, está sendo aplicado o questionário, previamente estudado e elaborado, aos proprietários de estabelecimentos aquícolas que trabalham com peixes de engorda e ornamentais, por meio de visita e entrevista. Estão sendo levantadas informações importantes que incluem: principais espécies de peixes produzidas, questionamentos relacionados à produção destes animais, ligados ao manejo produtivo geral, nutricional, reprodutivo, sanitário, identificação dos pontos críticos dentro da cadeia produtiva e soluções e aplicações práticas necessárias para o desenvolvimento deste segmento aquícola. Após o cadastramento destas propriedades, estão sendo realizadas rotineiramente visitas técnicas agendadas às propriedades para o desenvolvimento do programa de assistência técnica aos piscicultores do estado. No Laboratório de Aquicultura e Pesca (LAP) do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Veterinária da UFF, estão sendo processadas e discutidas todas as informações levantadas e suas portas estão abertas para novos cadastramentos e visita dos produtores já cadastrados para servir como canal de comunicação para trabalhos futuros que estarão sendo desenvolvidos na área de extensão, pesquisa e ensino. Assim, com os resultados obtidos neste trabalho, a expectativa é o agrupamento das informações mais relevantes da cadeia produtiva de peixes, identificação dos pontos críticos, difusão de tecnologia por meio da adoção das boas práticas de manejo e consequente fortalecimento deste setor.
Palavras-chave
   Extensão rural, cadeia produtiva, desenvolvimento sustentável, peixes, sanidade aquícola
Público-Alvo
  Este projeto de extensão visa atender o maior número de produtores rurais e funcionários que trabalham na área de piscicultura, seja de peixes de engorda ou ornamentais buscando o desenvolvimento deste segmento no estado do Rio de Janeiro. Acadêmicos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e/ou Engenharia Agrícola e Ambiental, pós-graduandos e demais profissionais da área também estão envolvidos no projeto (docentes, pesquisadores e técnicos).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   rsakabe@id.uff.br
«« Voltar