EAD: A ESCOLA METACOGNITIVA COMPUTACIONAL
Protocolo do SIGProj: 316100.1722.295957.04112018
De:21/07/2019 à 07/03/2021
Instituição
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
Este projeto propõe uma pesquisa-ação sobre a aplicação do paradigma da metacognição para a mudança cognitiva e modelação cognoscente do sujeito epistêmico em professores do ensino fundamental. A pesquisa se dará através de um curso de formação de professores do ensino fundamental EaD, considerando situações problemas que envolvam a aplicação integrada de concepções teóricas da metacognição com implicações pedagógicas aplicadas em sala de aula, com os estudantes de redes municipais de educação. Este curso se dará através de uma plataforma EaD inteligente,isto é, com design metacognitivo e dotada de inteligência artificial. No exercício da construção do conhecimento sobre a Escola Metacognitiva, os professores serão levados a refletirem e elaborarem pesquisas sobre as relações entre conteúdos e metaprocessos, elaborando estratégias para povoar a plataforma de conexões entre informações pertinentes à várias áreas do conhecimento. Estas informações ganharão sentido e significado ao serem utilizadas no exercício da vida prática como: desastres ambientais, mobilidade urbana, entre outros. Para isso os professores criarão as implicações pedagógicas para o desenvolvimento das novas metodologias da Escola Metacognitiva, que serão promovidas através de aulas levadas até as escolas das comunidades em que trabalham, aproximando assim o ambiente acadêmico universitário das pessoas que vivem em situação de risco social, assim como de professores de escolas conflagradas e a rede de ensino público em geral. A equipe executora deverá formar professores que estenderão benefícios diretamente aplicados aos seus estudantes e compartilhados com todos os professores matriculados na plataforma ACTIV, através de postagens de planejamentos, registros de atividades e relatórios.
Palavras-chave
EaD, Formação, Metacognição, Inclusão, Computação
Público-Alvo
Professores de Redes Públicas Municipais, que atendem estudantes com déficits intelectuais, com problemas de aprendizagem ou ainda com fracasso escolar (analfabetismo funcional, multirrepetência, atraso escolar ou crianças e adolescentes de abrigos), moradoras de comunidades conflagradas, em situação de alto risco e vulnerabilidade social.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
carlaveronica@nce.ufrj.br