«« Voltar
Escrita de Fanfiction na Plataforma Moodle
Protocolo do SIGProj:   315812.1749.6601.05112018
De:31/03/2019  à  30/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Patrik Olã Bressan
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG -CB - Campus Corumbá
Unidade de Origem
  UO - Coeri CB
Resumo da Ação de Extensão
  Este estudo visa refletir sobre os modos de subjetivação dos sujeitos/estudantes pela/na escrita do ciberespaço. Desse modo busca-se refletir sobre os efeitos de sentido das diferentes formas de letramentos na internet, como exemplo, os Fanfiction, podcast, booktubers, trazidos para esfera escolar. A questão que norteia esse estudo foi: O cotidiano digital dos sujeitos (estudantes) na contemporaneidade pode se constituir como estratégias no/para o processo de formação sujeito leitor e, ampliar a competência linguística de estudantes do ensino médio? A proposta será desenvolvida no IFMS, campus Corumbá, pela plataforma Moodle, com uma turma de jovens e adolescentes indígenas atendidos pela Marinha do Brasil- 6º Distrito Naval. A divulgação do projeto, bem como a inscrição será feita pela visitação à Marinha e pela internet através de e-mails e links contendo a divulgação da arte do projeto. A mobilização para que o público-alvo participe será em conjunto entre a equipe do projeto, pais dos participantes e com os militares da Marinha, mostrando a importância da participação e permanência no projeto para ampliação de habilidades voltadas para leitura, escrita e posicionamento crítico na sociedade. Nossas análises apontam que os diferentes letramentos da cibercultura se constituem como uma ferramenta para mediar o processo de formação de sujeitos/leitores, no sentido de desenvolver/ampliar a competência de/para escrita de estudantes no contexto escolar pela forma como esses sujeitos/estudantes se identificaram materializados em diferentes produções.
Palavras-chave
   moodle, fanfiction, cibercultura, ensino, literatura
Público-Alvo
  100 jovens e adolescentes indígenas contemplados no projeto 'Força no Esporte', oferecido pela Marinha do Brasil 6º Distrito Naval.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   A divulgação será realizada em duas etapas: 1 - visita na instituição parceira Marinha do Brasil 6º Distrito Naval; 2 - Internet: e-mails, link de divulgação contendo uma arte do projeto e site da Marinha Marinha do Brasil 6º Distrito Naval. A inscrição também ocorrerá da seguinte forma: 1 - visita na instituição parceira Marinha do Brasil 6º Distrito Naval, para explicação dos procedimentos de inscrição via Internet e prazos a serem seguidos; 2 - inscrição online via formulário do Google Docs. Contato: patrik.bressan@ifms.edu.br jose.rabelo@ifms.edu.br
«« Voltar