«« Voltar
Desenvolvimento De Metodologias Para a Construção de Conhecimento Matemático no Ensino Fundamental- Parte III
Protocolo do SIGProj:   314822.1747.279775.05112018
De:28/02/2019  à  04/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Elaine Alves de Godoy
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG - TL - Campus Três Lagoas
Unidade de Origem
  UO - Coeri TL
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta do curso para professores da rede municipal de ensino se deve à necessidade de capacitação dos professores de Matemática do ensino fundamental e a busca crescente dos mesmos por conhecimentos relacionados à aplicação dos conteúdos matemáticos lecionados. Nesse sentido, esse curso pretende contribuir com metodologias que auxiliam na interpretação de situações problemas. A resolução de problemas, quando bem trabalhada, proporciona uma mobilização de saberes em busca da solução. O curso terá 45 horas de duração, e será realizado através de 4 encontros presenciais no Instituto Federal, 4 encontros nas escolas municipais e 8 atividades à distância. Os 4 encontros presenciais no Instituto Federal de Três Lagoas terão 2 horas e 30 minutos cada onde os professores irão discutir estratégias de resolução de problemas, sistematizar e trocar experiências, através da análise teórica e atividades práticas. As 4 atividades práticas nas escolas municipais terão duração de 2 horas e 30 minutos cada, essas atividades serão realizadas com os estudantes municipais do 5º e 6º anos, os professores do Instituto Federal irão acompanhar, auxiliar e analisar o desenvolvimento das atividades. Nas atividades à distância com duração total de 20 horas, os professores receberão material complementar aos encontros realizados no Instituto Federal e realizarão análise das atividades desenvolvidas nas escolas municipais, destacando as contribuições para a aprendizagem e pontos que podem ser melhorados. Ao final os participantes deverão apresentar um relatório contendo as dificuldades que seus estudantes encontram na resolução de situações problemas. Para isso serão reservadas 5 horas.
Palavras-chave
   Resolução de Problemas, Matemática, Ensino-Aprendizagem.
Público-Alvo
  Professores de matemática do Ensino Fundamental da rede Municipal de Educação de Três Lagoas. Escolas Municipais: Joaquim Marques de Souza, Olyntho Mancini, Eufrosina Pinto, Flausina de Assunção Marinho, Maria Eulália Vieira, Elson Lot Rigo, Gentil Rodrigues Montalvão, Parque São Carlos, Ramez Tebet, Odeir Antônio da Silva, Crase, AABB Comunidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Fabio Santana: fabiosantanasemec@gmail.com Elaine Alves de Godoy: elaine.godoy@ifms.edu.br
«« Voltar