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Abrindo os olhares para o relevante papel das mulheres em ciências exatas, da computação e engenharia
Protocolo do SIGProj:   314561.1722.121619.03112018
De:06/03/2019  à  06/08/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Camila Rolim Laricchia
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  As meninas tendem a escolher profissões já tradicionalmente consideradas femininas, em geral ligadas à saúde, cuidados e serviços, deixando áreas como engenharia e computação como territórios majoritariamente masculinos. Segundo o último levantamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o número de cientistas mulheres já é praticamente igual ao de homens no Brasil. Em 2010, dos 128 mil pesquisadores cadastrados na base de dados utilizada, 49,6% eram mulheres. As cientistas predominam, porém, em áreas das ciências humanas (59%) e sociais (55%), enquanto as ciências exatas são dominadas pelos homens (64%), principalmente, as engenharias e a computação (66%). Na UFRJ/Macaé, professoras dos cursos de engenharia de produção, civil e mecânica vêm incentivando discussões sobre tecnologia, engenharia e gênero. Nesse sentindo, este projeto de extensão é criado com o objetivo de incentivar alunas de escola pública a serem cientistas e engenheiras, através de atividades que mostrem o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento da ciência. As principais ações são: visitas das alunas a laboratórios e instalações da UFRJ; oficinas de capacitação de professoras sobre a temática; cinedebate e atividades teatrais que promovam mulheres cientistas relevantes na história; minicursos, como programação para iniciante e criação de aplicativos; e um evento sobre as mulheres nas ciências com a participação de toda comunidade acadêmica.
Palavras-chave
   gênero, engenharia, tecnologia e mulheres cientistas
Público-Alvo
  O público alvo do projeto é composto por: professores(as) de escola publica estadual, alunos(as) de escola publica estadual, professores(as) de escola publica municipal, alunos(as) de escola publica municipal, alunos(as) da graduação. O projeto propõe atividades com os(as) alunos(as) e professores(as) do Colégio Estadual Luiz Reid. As alunas da UFRJ participarão das atividades contando suas experiências de modo a motivar as alunas das escolas a ingressarem em Cursos das Ciências Exatas e Engenharias. Durante a execução do projeto, serão promovidas atividades nos eventos promovidos pela UFRJ como Inverno com Ciência e Semana de Integração Acadêmica por meio de divulgação em escolas municipais. Além disso, o projeto prevê um evento na UFRJ para debater o tema das mulheres nas ciências com toda comunidade acadêmica da UFRJ e escolas estaduais e municipais. Assim buscar-se-à, com realização do projeto, atingir 20 professores e 150 alunos(as) do Colégio Estadual Luiz Reid e 100 alunos(as) da UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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