«« Voltar
SUPERPYTHON SUPYPERSON
Protocolo do SIGProj:   306450.1680.295957.15052018
De:19/07/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Verônica Machado Marques
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta reúne estudantes do ensino fundamental e médio e estudantes de Centros de Ciências e Educação Superior como pesquisadores das áreas de Computação, promovendo o desenvolvimento das funções cognitivas. Neste contexto, serão apresentadas estratégias computacionais para introdução desses alunos em lógica e linguagem de programação. O curso será ministrado presencialmente, onde haverá o desenvolvimento de atividades à distância, como forma do aluno perceber seus pontos de força e de fraqueza, não configurando-se Ensino a Distância. O curso é de carater presencial. O curso tem como coordenador o professor Carlo Tolla de Oliveira, que trabalha diretamente com a professora Carla Verônica Machado Marques, que abarca o Projeto Neuropedagogia Computacional, o qual o Curso SuperPython SupyPerson faz parte. As ações que serão realizadas no âmbito da proposta são perpassadas pela indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e contextualizadas na função social da UFRJ que é histórica no que concerne à formulação de políticas públicas na área da Ciência da Computação, na perspectiva da universalidade de acesso do público-alvo constituído de até 200 (duzentos) alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino , aos conhecimentos científico-tecnológicos, como elemento constitutivo imprescindível para produzir mudanças significativas na realidade do e estratégico para impulsionar processos geradores de inclusão social, atendendo assim, o exigido no edital Rua 2018.2, Anexo IV - O Projeto está vinculado ao Programa de Educação Pública, Formação Permanente e Educação Popular.
Palavras-chave
   Linguagem de Programação, Metacognição, Pensamento computacional
Público-Alvo
  O público-alvo preferencial da ação é constituído de até 200 (duzentos) alunos do ensino fundamental e médio da rede pública Municipal e estudantes da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro-CECIERJ, conforme consubstanciado na justificativa da carga horária. No âmbito da concepção da proposta a escolha do público-alvo prioriza duas dimensões: 1. A interação dialógica da UFRJ com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino; 2. A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlo@nce.ufrj.br
«« Voltar